Mais de 170 atletas participaram dos Jogos Universitários de Irati

Promover o esporte, colocar em prática os conhecimentos adquiridos na universidade e integrar a comunidade acadêmica. Esses são alguns dos objetivos dos Jogos Universitários de Irati, os Juni’s, que, neste ano, chegou a sua quinta edição. Organizada pelos acadêmicos do segundo e do terceiro ano do curso de Educação Física do Câmpus Irati da Unicentro, a competição também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Irati, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Doze equipes participaram do Juni’s – nove delas representando cursos do Câmpus Irati da Unicentro, e as demais representando as unidades iratienses do Centro Universitário Campo Real, da Unicesumar e do Instituto Federal do Paraná. Na classificação geral, a equipe do curso de Educação Física da Unicentro ficou em primeiro lugar, seguida por Campo Real e Engenharia Ambiental, também da Unicentro.  Ao todo, mais de 170 atletas competiram em 11 modalidades esportivas, como atletismo, basquete, futvôlei, truco e xadrez.

Acadêmica da Unicentro, Monara Rocha esteve no time de Psicologia, que foi campeão do handebol feminino. Ela destaca que mesmo sem a equipe conseguir fazer muitos treinos, a experiência em outros campeonatos jogando pela “Macabra” – Associação Atlética Acadêmica do setor de Saúde do câmpus – e a parceria entre as colegas possibilitaram superar os momentos adversos na quadra e levar o título. “Muito legal poder competir e, principalmente, ganhar. Foi muito bacana poder viver essa outra possibilidade que a universidade dá, que são esses campeonatos. O Juni’s foi muito importante nesse sentido, do espírito de trabalho em grupo, que foi muito bem feito no nosso time e que, por isso, veio esse resultado”, celebra a estudante.

Representando a Campo Real, o acadêmico de Engenharia Civil Gabriel Menon participou pela terceira vez dos jogos e ficou em primeiro lugar no tênis de mesa masculino. Ele conta que há mais de dez anos pratica o esporte e que já participou de torneios estaduais e nacionais. “É uma competição muito legal para as universidades daqui, ainda mais agora que Irati vem crescendo muito como pólo acadêmico. É uma experiência boa para tentar mostrar para o povo o tênis de mesa em si. O pessoal está mais acostumado a jogar ping pong, que é mais levado na brincadeira, mas o tênis de mesa é um esporte, onde tem treino, uma identificação, tem tudo isso”, enfatiza Gabriel.

A primeira edição dos Juni’s foi realizada em 2017, como parte das atividades da disciplina de “Organização e Ações em Educação Física”, ministrada pelo professor Paulo Roberto Machinski. “Nessa disciplina, a maior parte dos conteúdos se refere à organização de competições e eventos esportivos, elaboração de regulamentos, projetos e os sistemas de disputas. Daí a necessidade de um evento como este para servir de laboratório para os acadêmicos colocarem em prática tudo aquilo que aprenderam em sala de aula”, diz.

O docente relembra ainda que o Juni’s resgata a proposta dos antigos Jogos da Comunidade Universitária, os Jacu`s, que tiveram algumas edições no câmpus de Irati, mas com outros objetivos, como ser um espaço para a formação acadêmica, e que amplia a sua dimensão ao agregar alunos de outras instituições de ensino superior da cidade. “Também situa o curso de Educação Física de Irati como referência na organização de eventos esportivos e torna a Unicentro mais reconhecida ainda na sua região de abrangência e a cidade de Irati por sediar e apoiar eventos esportivos universitários”, complementa Paulo.

Mais de 170 estudantes participaram ca competição organizada pelos acadêmicos de Educação Física (Foto: Coorc)

Coordenador-geral do evento, o acadêmico Luís Miguel da Luz destaca que estar à frente da organização dos jogos foi uma experiência que agregou muito à sua formação.  “Não é só a interação, a competição, mas tem que saber trabalhar com o social, com diálogo. E conforme você vai realizando passo por passo, vai facilitando muito. No futuro, profissionalmente, você já vai saber o que tem que fazer, você já vai ter vivido tal situação”, afirma.

Davi Leiria Oliveira também participou da organização do Juni’s e reforçou a importância que tem esse tipo de evento para a integração da comunidade acadêmica. “Principalmente sair da nossa rotina, dar um ar para cabeça, juntar a galera, fazer uma confraternização juntamente com o esporte. Na Unicentro, muitas vezes, a gente se conhece, mas acaba nem conversando muito por serem cursos diferentes. Aí, no Juni’s, a gente joga junto, joga contra, e faz essa interação bacana”.