PET-Saúde participa da organização da Conferência Municipal de Saúde de Rebouças

Neste mês de março, representantes da população e dos setores público e privado de Rebouças definiram em conjunto quais devem ser as políticas de saúde do município para os próximos quatro anos. A 13ª Conferência Municipal de Saúde contou com a participação ativa do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) do câmpus de Irati da Unicentro que, desde o início do processo, auxiliou nas ações do Conselho Municipal de Saúde para o evento.

O grupo atuou tanto na organização da convenção quanto nas pré-conferências que, durante o ano passado, buscaram ouvir as avaliações, as demandas e as propostas para melhoria da saúde nas comunidades rurais e urbanas de Rebouças. No dia da conferência, alunos, preceptores da Secretaria de Saúde de Rebouças e da 4ª Regional de Saúde do Paraná, e docentes da Unicentro ligados ao PET-Saúde participaram da discussão e aprovação das propostas.

Parte do trabalho desenvolvido pelos alunos foi a análise e a organização das cerca de 180 propostas levantadas nas pré-conferências e que foram distribuídas em seis eixos para votação durante a conferência: infraestrutura, profissionais de saúde, farmácia, exames, gestão e ações em saúde. “Na conferência”, explica a professora do Departamento de Fonoaudiologia e tutora do PET-Saúde, Amanda Zerbeto, “eles puderam ver como é a discussão entre as pessoas, se aquela proposta foi aprovada ou não, porque não foi, como que isso vai ter andamento no futuro entrando no Plano Municipal de Saúde ou indo para a Conferência Estadual de Saúde. Eu acho que isso contribui para os alunos no sentido deles poderem enxergar e ver na prática a participação social e a importância dessa participação dos usuários nas decisões em saúde. Essa vivência que eles tiveram, eu acredito que vá proporcionar uma formação diferente, que eles vão ser profissionais melhores, vão estar mais preparados e vão ter uma escuta diferenciada para os usuários do SUS”, enfatiza.

Integrantes do PET-Saúde participaram da conferência e, também, das pré-conferências (Foto: arquivo pessoal)

Para o petiano e acadêmico de Psicologia, Eduardo Gelczaki, o envolvimento desde as pré-conferências até o dia da votação das propostas foi uma experiência fundamental para entender como a gestão em saúde pública é feita e como os usuários do SUS percebem esse trabalho. “Além disso, eu acho que esse vínculo que o PET ajudou a estreitar com Rebouças vai ser útil não só para quem participar do programa, mas também para o resto dos alunos da universidade que vão ter essa oportunidade de interagir mais com o serviço de saúde durante a formação e ter um período pela universidade mais rico, mais completo, tanto dentro das suas áreas quanto em outros campos”, complementa o estudante.

A grande adesão da população de Rebouças nas discussões e na votação das propostas foi um dos pontos destacados pelo secretário municipal de Saúde, Jader Molinari. Além disso, ele ressalta a importância do trabalho em conjunto com o PET-Saúde. “Essa parceria vai ter continuidade e muitos outros passos nós estaremos dando juntos. Pensamos que os alunos de Psicologia, Educação Física e Fonoaudiologia que estão participando desse projeto já estão tendo esse conhecimento do dia a dia da população e se tornarão profissionais já sabendo da rotina de uma unidade de saúde”.