Unicentro inaugura primeira Unidade de Apoio da Fazenda Escola

A Reitoria da Unicentro e a Direção do Câmpus Cedeteg inauguraram, na última quarta-feira (29), a primeira unidade de apoio da Fazenda Escola da universidade (Fazesc). Chamado de “Unidade de Apoio 1”, o espaço vai servir como base para os trabalhadores da fazenda e oferecer suporte aos professores, alunos e pesquisadores que frequentam a propriedade. “O objetivo dessa Unidade de Apoio 1”, explicou o coordenador administrativo da Fazesc, professor Marcelo Cruz Mendes, “é dar melhores condições para a equipe, bem como aos alunos e professores que utilizam e têm planos de atividade na Fazenda Escola vigentes. Hoje, nós temos oito projetos diferentes: um projeto de solos e mecanização, dois projetos ligados à fitotecnia, um projeto ligado à plantas daninhas, um à melhoramento, um à fruticultura, um à leiteria e um à direção do Câmpus Cedeteg”.

Durante a cerimônia de inauguração, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, destacou a importância da Fazenda Escola para a formação dos alunos da instituição e interação com a comunidade. “A Fazesc é uma das mais novas unidades do nosso Câmpus Cedeteg e, nesses poucos anos, já foram centenas de iniciações científicas, dezenas de teses e dissertações, também várias atividades de extensão, dias de campos. Então, a nossa Fazenda Escola é não somente um ambiente para a pesquisa e extensão interna da universidade, mas para a interação com a comunidade”, disse.

Localizada no município de Guarapuava, a Fazesc abrange 30 hectares, sendo 18 de áreas agricultáveis e 12 de mata preservada, dando suporte às demandas dos cursos de graduação e pós-graduação de Agronomia e Medicina Veterinária. Após o início das atividades muita coisa mudou em termos de infraestrutura, de forma sustentável e conquistada com recursos próprios, como celebrou o reitor Fábio. “A Fazenda Escola começou, lá em 2016, sem nenhuma estrutura. Hoje, a gente tem o galpão de máquinas, essa unidade de apoio, a energia de alta tensão e, agora, vamos trazer energia aqui para o barracão e para essa unidade. A Fazenda Escola cresceu bastante e temos a certeza que nós vamos conseguir crescer ainda mais, expandir mais e isso tudo se deve também à parceria que a gente tem com o IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), que acreditou na universidade, acreditou nas nossas ações. Essa Fazenda Escola é o símbolo disso e que só traz contribuições para a nossa sociedade e para a nossa região”.

Autoridades da universidade descerram placa de inauguração da Unidade 1 da Fazenda Escola (Foto: Coorc)

Tudo que é produzido dentro da Fazenda Escola, após avaliado pelos professores e pesquisadores, pode ser vendido através de um acordo de cooperação com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU). “Todo dinheiro que é gerado pela Fazenda Escola retorna para a própria fazenda, para a compra de equipamentos, de implementos agrícolas, de insumos para utilizar na própria fazenda e a gente conseguiu, no ano passado, desse recurso, fazer a construção dessa unidade de apoio. A gente espera que, para os próximos anos, a gente possa ter novas construções, novas obras que vão melhorar ainda mais a infraestrutura da Fazenda Escola, facilitando as atividades de quem fica aqui, que são os funcionários terceirizados, os assessores, assim como daqueles que vem para desenvolver suas atividades de pesquisa e de aula prática também”, detalhou a vice-diretora da Câmpus Cedeteg, professora Aline Marques Genú.

Além dos membros da comunidade acadêmica, a cerimônia de inauguração contou com a presença de vários representantes de instituições, do poder público e de cooperativas parceiras da Unicentro no desenvolvimento da Fazenda Escola e do agronegócio de Guarapuava e região. “Nos dias de hoje, não se consegue mais fazer as coisas sozinho. Nós precisamos desses parceiros, desde a doação da terra, das aquisições, das compras, das orientações, das parcerias, isso faz com que nossa Fazenda Escola cresça muito rápido – e tem muito a crescer ainda. O evento de hoje demonstra isso. Temos convicção de que a Fazenda Escola ainda está no começo, mesmo com todo esse crescimento que teve, e ainda vai trazer bons frutos para a nossa comunidade”, declarou o vice-reitor da Unicentro, Ademir Juracy Fanfa Ribas.