Uati inicia atividades de 2023 no Câmpus Irati

Com  muita música e dança, a Universidade Aberta para a Terceira Idade (Uati) iniciou as atividades deste ano no Câmpus Irati da Unicentro. A aula inaugural contou com a apresentação musical de “Silvia e seus Amigos” e com uma oficina de dança. Agora, nas próximas semanas, os participantes da Uati terão aula de pilates e xadrez, oficinas de enfermagem e circo, sessão de cinema e atividades expressivas. Como explica o coordenador da Uati, Paulo Tomalchelski, a ideia do projeto é incentivar os cuidados com a saúde e a longevidade, além de promover a interação entre os idosos. “O objetivo principal é criar estratégias de desenvolvimento da população idosa com o espaço acadêmico e também possibilitar a aprendizagem”, destaca.

Propiciar uma rotina mais ativa fisicamente e socialmente está entre os pontos enfatizados pelas ‘uatianas’, como são chamadas as participantes do projeto. Arlete Filipak é uma das pioneiras. Ela participa desde a primeira aula realizada, há quase 25 anos, no Câmpus de Irati. Hoje com 78 anos de idade, ela relembra a emoção daquele 05 de agosto de 1998.  “Nós tivemos um ônibus, fizemos uma passeata na cidade, era muita gente e foi muito muito agradável. Aquilo encheu o nosso coração de alegria. A Uati nos deu vida nova, mostrou que a gente tem muito que viver e muito a experienciar”.

Há pouco mais de duas décadas, a Uati também entrou na vida de Marli Custódio, de 78 anos. Depois de aceitar o convite feito pela vizinha, ela nunca mais deixou de participar. Desde então, às terças e quintas são motivo de expectativa. “Torna-se uma rotina. Chega aquele dia, você tá desesperada porque tá na hora, tá na hora. E já passo pegar minhas colegas, porque eu venho de carro. Passo, pego uma, pego outra, dou carona para cá, dou carona para lá. Estamos sempre juntas, sempre aqui. Eu amo isso daqui”.

As uatianas estavam animadas com a retomada das atividades (Foto: Coorc)

Podem se matricular no projeto pessoas 55 anos ou mais. A inscrição é feita pelo e-mail uatiunicentro@gmail.com, ou pessoalmente na sala da Uati no prédio principal do Câmpus Irati. Em caso de dúvidas, basta ligar para o telefone (42) 3421-3070 ou mandar mensagem para o WhatsApp (42) 98415-8560. “Os participantes da Uati têm, ainda, o transporte até a Unicentro garantido, por meio de uma parceria com a Secretaria de Assistência Social de Irati, que disponibiliza ônibus com trajeto exclusivo para os idosos, passando em diversos pontos da cidade”, complementa Tomalchelski.

Para os interessados, Marli ressalta a importância de se manter em ação. “Você fica muito trancada, muito fechada. E o que que você fica? Doente. Porque chega uma hora que você só vai para a televisão, da televisão vai para o celular, do celular vai para cama. Então, não é o caso. Eu sou, assim, bem ativa. Eu não consigo ficar parada”. Pelo mesmo motivo, Arlete reforça o convite para que as pessoas venham participar da Uati. “É uma abertura de um caminho novo na vida que nós temos na nossa idade. Nós temos que ir em busca de novos caminhos, em busca de novas atividades. Nós não podemos ficar paradas”.