Em 2023, projeto de extensão “Sábados Literários” destaca as vozes negras na literatura

Em 2023, projeto de extensão “Sábados Literários” destaca as vozes negras na literatura

Falar de literatura para além dos muros da universidade. Essa é a proposta dos “Sábados Literários” – projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de Letras do Câmpus Irati da Unicentro. Desde 2012, dez edições do evento já foram realizadas, sete livros foram publicados e milhares de pessoas puderam entrar em contato com diferentes textos literários, selecionados de acordo com o tema definido para cada ano e apresentados, a cada encontro, por um docente especialista no assunto.

Nesta 11ª edição, um sábado por mês, as vozes negras na literatura estarão no centro do debate. “Nós pensamos que era o momento ideal de falar dessa literatura, entre aspas, dita de minoria, levando-se em conta que essas vozes sempre foram sufocadas, sempre foram abafadas”, afirma o coordenador do projeto, professor Edson Santos Silva.

O primeiro encontro deste ano será no dia 04 de março, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/sabadosliterarios. A abertura será feita pela professora da Universidade de São Paulo, Rosângela Sarteschi, que irá traçar um paralelo entre a literatura de autoria negra no Brasil e em Portugal. Para 2023, estão programadas ainda discussões que abordam perspectivas diversas sobre a produção literária negra, passando por obras históricas e contemporâneas brasileiras, afro-americanas, latinas e africanas. 

O formato online adotado durante a pandemia segue nesta edição, permitindo que mais pessoas participem. Além disso, garante que o material continue disponível após o evento, como destaca o professor Edson. “O projeto abrange alunos da universidade, do Fundamental e do Médio, professores universitários e da rede pública, pesquisadores, mestrandos, doutorandos. Enfim, o fato do projeto ser online abarca uma gama de participantes. Nós contamos com participantes da América Latina, da Europa, de quase o Brasil inteiro, do Amazonas, do sertão da Bahia. E eu acho que no virtual nós ganhamos muito porque essas palestras ficam gravadas, estão todas no Youtube, e isso é um arsenal permanente e importante que a gente tem”.

Para os que desejam certificação, as inscrições podem ser feitas pelo site evento.unicentro.br até o dia 10 de maio. Na página também é possível acessar a programação completa dos Sábados Literários. A cada encontro, há o sorteio de cinco obras disponibilizadas pelo Sebo Centenário, que também se responsabiliza pelo envio dos livros aos participantes premiados. Além da livraria iratiense, o projeto tem parcerias com várias instituições, entre elas a Prefeitura Municipal de Irati, a Academia de Letras e Artes do Centro-Sul do Paraná, e a Fundação e Cineclube Denise Stoklos.

As pessoas envolvidas gostam muito porque o projeto é singelo. É fazer com que as pessoas leiam, escutem falar de escritores que nem sempre estão na grande mídia, que nem sempre são divulgados porque, a meu ver, aquilo que engrandece o espírito, aquilo que faz com que a nossa alma e a nossa imaginação possam voar, nunca é muito divulgado. E é um papel da nossa universidade pública fazer com que esse alimento para a alma, para o espírito e para o pensamento tenha um espaço. É isso que a gente permite por meio dos Sábados Literários”, finaliza o organizar dos Sábados Literários.

Deixe um comentário