Estudantes e professores do Departamento de Arte expõe no Centro Iracema Trinco Ribeiro

A exposição “Em processo” já está aberta para visitação, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. A proposta é apresentar à comunidade o resultado dos trabalhos desenvolvidos no projeto de extensão Residência Artística, vinculado ao Departamento de Arte da Unicentro. De acordo com a coordenadora das atividades, professora Desirée Paschoal de Melo, a ideia é mostrar a conexão das obras expostas com os processos de criação de cada uma delas. “O que é mais interessante da exposição é que não são as obras em si mesmas, mas as conexões com os processos. Então, junto com as obras, a gente tem os esboços, os rascunhos, temos os relatos por meio do áudio. Aqui a gente vai desmistificar um pouco do projeto de criação”.

A mostra reúne mais de 30 trabalhos feitos por 17 artistas, que integram o projeto. As técnicas e temáticas escolhidas por cada são variadas. Lucia Virgínia Mamcasz Viginheski, uma das expositoras, escolheu a técnica de modelagem em alginato e biscuit para confeccionar a obra intitulada “A busca”, que representa os desafios da maternidade. A criação, como detalha a artista, passou por diversas adequações durante o processo. “Em um primeiro momento, eu imaginava fazer uma aquarela.Aí, eu fui convivendo com artistas e foi legal porque eles foram comentando sobre o que eu poderia fazer, indicando artistas que eu poderia seguir e aí fui juntando. A modelagem eu tentei de várias formas e não deu certo. Só a última que deu e está ali exposta”, explica.

Já a obra “Jornadas internas e externas”, uma série de ilustrações digitais, foi desenvolvida pelo artista Fernando Wentz. A série é composta por nove peças e foi inspirada em uma poética pessoal do autor. “A ideia era passar as minhas ilustrações do digital para o papel. No processo, percebi que eu teria que trabalhar com características que fossem funcionais no processo de aplicar no papel. E, só pelo fato de trabalhar essas características diferentes, percebi que o próprio resultado das ilustrações digitais já ficaram diferentes daquilo que eu costumava fazer e, ainda assim, eu conseguia perceber traços característicos da minha produção e isso me satisfez. Então, no processo, acabei mudando a minha abordagem”, relata Fernando.

Exposição segue aberta para visitação até 30 de março, no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro (Foto: Coorc)

Milena Lozov visitou a exposição durante a abertura e gostou do que encontrou. O que mais chamou sua atenção foi a oportunidade de conhecer o processo de criação de cada obra. “São obras bem profundas. Acredito que dá para sentir muito e trazer o processo é muito importante até para quem está assistindo.É muito bonito ver as pessoas apreciando e valorizando a arte”, avalia.

A secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak, também destacou a importância da exposição como forma de projetar as produções artísticas feitas em Guarapuava. “Essa mistura, essa experiência do acadêmico com o local, com os que já se formaram, já passaram pela academia, é muito importante para Guarapuava. Percebemos que Guarapuava está formando um público, uma opinião crítica, está formando artistas com expressão e com vontade de trabalhar”.

A exposição “Processos” segue aberta para visitação até o dia 30 de março e a entrada no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro é gratuita.