Ventos fortes danificam estruturas do câmpus Santa Cruz

Os ventos fortes que atingiram Guarapuava na última terça-feira (17) causaram estragos no câmpus Santa Cruz da Unicentro. Entre os espaços atingidos estão blocos didáticos, o Restaurante Universitário, as salas da Coordenadoria de Convênios e Captação de Recursos (Coorcap), do Departamento de Comunicação Social (Decs), do Arquivo Histórico e do Estúdio de TV. “Tivemos destelhamentos em vários pontos e uma das telhas atingiu um cano da caixa d’água. Tivemos muitos vidros quebrados e muitas portas de vidro arrancadas também. Todos os toldos foram destruídos. Os ventos foram, realmente, muito fortes”, detalha a diretora do câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas.

No entanto, mesmo com os estragos, o retorno das aulas segue confirmado para a próxima segunda-feira (23). As atividades que seriam realizadas nas salas atingidas, pontua Christine, serão transferidas para outros espaços. “Foram, ao todo, nove salas de aula que não poderão ser utilizadas, mas vamos alocar os estudantes em outros espaços, como o miniauditório e a sala 100, que são salas de eventos”.

A Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Diretoria de Engenharia e Arquitetura, está dando suporte à direção do câmpus no mapeamento dos estragos. “Estamos trabalhando na avaliação, na proposição de soluções e também nos orçamentos dos consertos. Observamos que a maioria dos telhados das edificações sofreu algum tipo de dano. No entanto, a maior parte deles foi de pequeno porte. Os problemas maiores foram observados no bloco D, que é um bloco de salas de aula, e também no prédio do Arquivo Histórico”, avalia o diretor de Engenharia e Arquitetura da universidade, Luis Carlos Ratuchne.

De acordo com a professora Christine, os primeiros consertos já começaram a ser feitos. “Onde não há risco para a equipe, os servidores do próprio câmpus estão trabalhando no reparo. Posteriormente, algumas empresas precisarão ser contratadas para executar as restaurações mais complexas. Para isso, contamos com o apoio da reitoria da Unicentro e, também, do governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que estão, desde já, oferecendo todo o suporte que precisamos”, explica.

Os reparos das estruturas danificadas já começaram a ser feitos (Foto: Coorc)

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, reiterou o apoio ao câmpus, destacando que, apesar dos estragos materiais, ninguém ficou ferido. “Ficamos satisfeitos de não ter tido nenhum acidente com as pessoas que estavam no local. O trabalho da direção de câmpus está sendo enorme, com muita preocupação e atenção, e a reitoria está dando todo o suporte possível. Estamos em contato com a Seti para obter os recursos necessários para fazer a recuperação dos prédios”, finaliza.