Câmpus Cedeteg também participa da Campanha de Natal 2022

Mais um ano se encerra e o espírito natalino toma conta do câmpus Cedeteg. Tradicionalmente, nesta época do ano, servidores e docentes se reúnem para realizar uma campanha de Natal em prol da solidariedade e amor ao próximo. O objetivo é presentear filhos e netos de funcionários e funcionárias das empresas terceirizadas que atuam no câmpus.

Ao todo, foram disponibilizadas 63 sacolinhas com o nome e idade de cada criança, que deverão ser entregues com brinquedos e doces. A vice-diretora do Cedeteg, professora Aline Marques Genú, ressaltou a adesão da comunidade acadêmica à campanha como uma forma de agradecer quem tanto trabalha pelo câmpus. “A nossa ideia é ajudar os próprios funcionários terceirizados, eles colaboram conosco durante todo o período letivo e fora do período letivo, eles estão aqui direto conosco. Então, também é uma forma nossa de homenageá-los de todo trabalho que eles têm conosco durante as atividades deles na Unicentro. O nosso desejo é que todos tenham um excelente fim de ano, um ótimo Natal, um ano novo maravilhoso e ano que vem, se Deus quiser, a gente está aqui em condições melhores para todos nós”, contou.

A professora Alexandra Madureira participa da campanha desde o seu início e já imagina como será a entrega dos presentes no fim do mês. “Eu acho que a nossa comunidade, da Unicentro, tem essa tradição e essa tradição tem que ser mantida. Nós somos privilegiados. Então, nós também podemos e devemos ajudar aqueles que passam por situações não tão favoráveis. Eu acredito que ela vai ficar muito feliz, até porque a entrega sempre é uma cerimônia bem interessante, bem legal, de confraternização entre todos os que recebem a sacolinha. Espero que ela fique bem feliz e que goste daquilo que eu vou escolher para presenteá-la”, disse.

Em paralelo, pelo segundo ano consecutivo, o câmpus está apoiando a campanha Natal Solidário, em favor de famílias em situação de vulnerabilidade social do Bairro Xarquinho, de Guarapuava. Em 2021, mais de 100 crianças foram atendidas e a expectativa para este ano é ainda maior. Por mais que as coisas tenham sido difíceis para a gente, a gente ainda conseguiu se reerguer, ter alimento, ter essas condições que muitas pessoas não têm. Por mais que não seja obrigatório a gente ajudar, é mais algo humano, ver o outro ter necessidade e conseguir ajudar. É como diz a campanha ‘Faz bem fazer o bem’”, disse Maria Eduarda de Oliveira, acadêmica de Ciências Biológicas Licenciatura e moradora do bairro Xarquinho, que auxilia na organização e montagem das cestas e que representou os moradores no lançamento da campanha.

Sacolinhas devem ser entregues até dia 15 de dezembro (Foto: Coorc)

O papel social da universidade também foi salientado pelo reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. Ele enfatizou que a distribuição dos kits de natal é uma forma da comunidade universitária reforçar ações que beneficiem a sociedade. “Os últimos anos têm sido difíceis, mas nós temos vencido, sempre com união. Nós encerramos sempre o ano com essas campanhas. A Unicentro há muitos anos participa de campanhas junto à colégios, junto à comunidades, junto à associações de bairro, no sentido de apoiar pessoas que mais necessitam, pessoas em vulnerabilidade, crianças, que às vezes poderiam não ter um brinquedo, uma lembrança de final de ano, principalmente de natal. Nós, mais uma vez, estamos aí com as nossas campanhas nos nossos câmpus universitários. Nós temos sempre que agradecer pelo nosso pão de cada dia, que muitos não têm. Então, o nosso intuito é auxiliar e ajudar as pessoas que mais necessitam”, declarou.

Agente universitária da Unicentro há 20 anos, Neusa Maria Delgado de Souza ressaltou o quão gratificante é poder fazer a alegria de alguém, principalmente, de uma criança. Ela convida todos a participar. “Fazer o bem nunca é demais, é muito gratificante. Para nós, não falta comida todo dia na mesa, mas em muitas famílias falta. É muito triste isso. Então, se a gente pode fazer a alegria de alguém, pelo menos uma vez ao ano, eu convido a todos que participem. Se a gente se unir, docentes e agentes universitários, a gente consegue abranger o maior número de crianças”.

Para participar da Campanha de Natal do Câmpus Cedeteg, os interessados devem retirar uma sacolinha, com os dados da criança, na direção do câmpus. Os kits deverão ser entregues no mesmo local até o dia 15 de dezembro. Também na mesma data encerra a arrecadação de alimentos não perecíveis e doces para a campanha Natal Solidário. As doações podem ser depositadas na caixa da campanha, no hall do Bloco da Direção-Geral do câmpus Cedeteg.