Cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda completam 20 anos

2022 marca os 20 anos do curso de Comunicação Social da Unicentro, com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A proposta, apresentada em 2001, foi implantada, efetivamente, em 2002. No início das atividades, bem diferente da configuração atual, os dois cursos tinham disciplinas comuns até o segundo ano, sendo divididos em disciplinas específicas apenas a partir da terceira série. “Essa grade”, lembra a primeira chefe departamental, professora Elisa Roseira Leonardi, “durou dois anos e, depois, foi repensada. Aí, então, começaram a entrar 25 de Jornalismo, já direto para fazer só Jornalismo desde o primeiro ano, e a mesma coisa para Publicidade e Propaganda”.

Um começo cheio de desafios que é lembrado com carinho pelo egresso da primeira turma do curso de Publicidade e Propaganda, Lucas Gomes Thimóteo. “A gente tinha que usar da criatividade para fazer os trabalhos. Mas isso teve seu lado positivo, porque a gente aprendeu a se virar com muita coisa sem recursos e, no fim, a gente conseguia apresentar resultados”, recorda.

Ao longo desses 20 anos, foram formados 242 jornalistas e 267 publicitários. Hoje, o Departamento de Comunicação Social conta com 12 professores efetivos e seis colaboradores. São 160 estudantes matriculados, divididos entre os dois cursos. A trajetória de sucesso das graduações é festejada pela atual chefe do Decs, professora Layse Nascimento, que destaca a boa inserção dos estudantes na comunidade e no mercado de trabalho.

Abertura da programação foi no Teatro Municipal e contou com palestra do repórter Marcelo Canellas (Foto: Coorc)

“Por meio dos nossos cursos, a gente desenvolve vários projetos, a gente tem uma interação muito grande com a comunidade, está muito presente na comunidade. Os nossos egressos tendo muito sucesso no mercado de trabalho, achando os seus espaços – alguns estão dentro de empresas, muitos são empreendedores. Então, para a gente, é uma satisfação poder acompanhar a história do curso, ver o quanto ele cresceu, amadureceu, vem se adaptando ao novo cenário que a gente tem de produção dentro da Publicidade e dentro do Jornalismo”, avalia a docente.

Para comemorar o êxito da caminhada dos cursos, diversas atividades foram pensadas. A primeira delas, que abriu a programação de aniversário, foi uma palestra com o jornalista Marcelo Canellas. Durante a conversa com os estudantes, ele destacou o papel do jornalismo na construção de informações confiáveis e propôs uma reflexão sobre o futuro da profissão. “O que a gente sabe é que a presença de um repórter, de um jornalista diante da notícia é algo absolutamente imprescindível desde sempre e vai continuar sendo. Então, o que eu acho que é um grande desafio para os nossos profissionais é ter as ferramentas necessárias para desvendar o mundo e para enfrentar a complexidade de um país tão complicado como nosso”, defende o jornalista.

A egressa de Jornalismo Nádia Moccelin, que participou da palestra de abertura, destaca a importância de festejar as duas décadas do curso, desejando aos novos profissionais, um caminho promissor no mercado de trabalho. “É muito valioso a gente ver a nossa universidade e o nosso curso, o curso de Jornalismo, tão forte, tão vivo e celebrando agora as suas duas décadas com uma programação tão rica. Desejo que o mercado de comunicação, principalmente a imprensa reconheça e valorize os profissionais formados, que a gente tem essa necessidade de sempre relembrar da técnica, da ética, tudo isso que a gente falou hoje – desse compromisso social da nossa profissão”.

Para os acadêmicos Rafael Rossetti, do primeiro ano do curso de Jornalismo, e Isabela Ferreira, do quarto ano de Publicidade e Propaganda, conhecer e comemorar os 20 anos da história do curso é uma forma de integração entre estudantes e profissionais, além de um incentivo para seguir na profissão. “Eu estou no primeiro ano e, logo de cara, já fazer parte dos 20 anos, eu acho muito especial, porque eu acredito muito na profissão que eu escolhi seguir”, diz ele. “É um evento em que a gente consegue perceber bem a integração do curso e a evolução que ele teve com o passar do tempo. Entender como a comunicação mudou e como o curso se esforçou para estar nessa mesma linha”, completa a aluna.

As atuais vice-chefe e chefe de Departamento, professoras Elisa Roseira e Layse Nascimento (Foto: Coorc)

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, que também esteve na abertura da programação de aniversário, reforçou a importância dos cursos e desejou a continuidade da caminhada de sucesso. “Tenho certeza e convicção que esses 20 anos foram 20 anos de muito sucesso e a gente espera que venham muitos mais 20 anos para frente nessa mesma garra e determinação, que têm os professores, os estudantes atuais, os egressos e todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, são importantes para o desenvolvimento da área de Comunicação Social”.