Feira de Ideias Inovadoras certifica finalistas da edição 2022

Feira de Ideias Inovadoras certifica finalistas da edição 2022

As ideias inovadoras e a cultura do empreendedorismo foram, mais vez, fomentadas durante a quinta edição da Feira de Ideias. O evento iniciou em julho e, agora, encerrou as atividades comemorando o recorde de mais de 260 inscritos e dez trabalhos finalistas. A proposta da Feira, destaca o coordenador da Agência de Inovação da Unicentro, a Novatec, Maico Taras da Cunha, é incentivar o espírito empreendedor na comunidade. “O empreendedorismo sempre se fez necessário em nossa sociedade, mas nos nossos tempos modernos, em que a velocidade de informação, a comunicação, com tudo muito dinâmico, o termo empreendedorismo se fez diferenciado”, disse.

O reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, esteve na cerimônia de encerramento da Feira e ressaltou que o evento é fundamental como forma de apoio às ideias inovadoras, que ajudam a promover o desenvolvimento regional. “A Feira de Ideias é um exemplo disso, em que se colocam muitas possíveis ideias de startups, de futuras empresas”, avaliou.

Enedi Lozecki foi uma das participantes finalistas deste ano com a proposta de desenvolvimento do aplicativo “Endividômetro”. Especialista em comportamento e educação financeira, ela reuniu suas experiências profissionais na ferramenta que tem como objetivo ajudar os usuários a administrar as finanças. “Eu juntei as duas coisas e coloquei nesse aplicativo o perfil financeiro onde os usuários vão poder, através de um quizz, de uma brincadeira, saber qual é o seu comportamento em relação às finanças”.

Outro finalista é o professor Wellington Barbosa com a empresa Prospecta – Geologia, Geofísica e Meio Ambiente. A geofísica aplicada aos trabalhos ambientais é uma novidade para a região. Para ele, a participação no evento contribuiu para o crescimento do projeto proposto. “Todas as atividades ajudam no sentido de que você se atualiza. Outra coisa é que você começa a fazer contatos. Isso eu acho que é o maior ganho”, contou.

Palestras também marcaram o encerramento da Feira de Ideias (Foto: Coorc)

O encerramento da Feira de Ideias 2022 foi marcado por duas palestras. Uma delas foi proferida por Fábio Akita, profissional que tem mais de 20 anos de experiência no mercado de softwares. O cenário do empreendedorismo no Brasil e no mundo deu a tônica da conversa. “Discutir um pouco sobre as dificuldades do empreendedorismo, principalmente no Brasil. As relações com os Estados Unidos e os investidores. O que tem funcionado e não tem funcionado. Um pouco dessa visão mais profissional de lidar com tech startups e empresas de tecnologia em geral”.

A outra palestra que finalizou as atividades da feira, intitulada “Executivo Empreendedor”, teve como foco a desmistificação das startups para o mercado e foi proferida por Edson Mackeenzy, considerado o empreendedor mais influente do país pela Isto é Dinheiro. Para o palestrante, o trabalho da Agência de Inovação da universidade e a realização de eventos como a Feira de Ideias são essenciais para inspirar mais pessoas a empreender. “Ambientes como esse, como a Novatec, que dá esse impulso de ter essa articulação e esse trânsito tanto com a universidade quanto com a prefeitura, faz com que a gente consiga diminuir um pouco a fricção de colocar ideias no mercado”, concluiu.

Deixe um comentário