2º Seminário “Nós Propomos! Guarapuava” reúne estudantes para pensar sobre cidades sustentáveis

O câmpus Cedeteg da Unicentro recebeu, na última quinta-feira (25), 180 estudantes de ensino médio de quatro colégios de Guarapuava para o 2º Seminário do Projeto “Nós Propomos! – Guarapuava”. A ação extensionista faz parte da rede iberoamericana do “Nós Propomos!”, que envolve oito países e tem sede na Universidade de Lisboa. Propor cidades sustentáveis e o protagonismo juvenil na construção de soluções ao território, através do auxílio de professores comprometidos com a formação para a cidadania. Com esta intenção, o projeto se espalhou pelo mundo.

Em Guarapuava, a ação está vinculada ao Grupo de Pesquisa e Extensão Educação Geográfica e Cartografia para Escolares (EducartGEO) da Unicentro e, ao longo do segundo semestre Colégio Estadual Ana Vanda Bassara e Antonio Tupy Pinheiro. “O diferencial do ‘Nós Propomos’ foi além de envolver o estudante no diagnóstico dos problemas dos bairros, mas também envolvê-lo na construção de soluções aos problemas percebidos e vividos por eles ou pela sua comunidade. Os jovens vivem, caminham e se socializam na cidade. Temos o hábito de dizer que precisamos formar os jovens para a sociedade do futuro e isso é verdade. Porém, antes de serem adultos, os jovens estão no presente, eles são. Isso significa que precisamos ouvi-los, entender como eles percebem o mundo a sua volta e, no caso da cidade, fazer com que seja mais inclusiva para que a cidade possa educá-los”, declarou a coordenadora do projeto, professora Marquiana de Freitas Vilas Boas Gomes.

Comunidades acadêmica e escolar se reuniram para a apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes durante o “Nós propomos!” (Foto: Coorc)

No dia do evento, foram apresentadas 34 pesquisas resultantes das ações do ‘Nós Propomos! Guarapuava’. A seguir, em meio a apresentações culturais e audiovisuais protagonizadas pelos estudantes, as dez melhores pesquisas foram premiadas e receberam certificados. Neste modelo, o jovem do ensino médio é convidado a pensar a cidade e suas demandas locais, e pesquisar sobre os temas que lhes são significativos e apresentar soluções aos problemas identificados. “O projeto nos possibilitou sair da nossa rotina escolar, por meio da realização do trabalho em campo e da análise da percepção dos moradores. O projeto nos ensinou não só o que é cidadania, mas sim como podemos construí-la”, disse a estudante Stephany Batista da Silva, ressaltando a experiência de poder ajudar a solucionar os problemas existentes no Bairro dos Estados, onde o Colégio Estadual Antonio Tupy Pinheiro está localizado.

Para a acadêmica de Geografia, Juliane Penteado, integrar o projeto foi significativo na sua formação acadêmica.  “Foi muito, pois nos proporcionou uma nova metodologia de ensino, em que os alunos desenvolvem as pesquisas, foram a campo e produziram os materiais aqui apresentados. O nosso papel como professores foi o de auxílio e orientação, garantindo a autonomia dos alunos”, contou.

Presente na cerimônia de entrega dos certificados, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, enalteceu o projeto e estendeu um convite para que os estudantes do ensino médio continuem a caminhada na Unicentro. “É um orgulho muito grande a Unicentro estar participando deste projeto. Esta é a educação pública de qualidade. Desde o ensino básico infantil até a universidade. Queremos ver vocês aqui na nossa Unicentro nos próximos anos. Vocês viram o que Geografia tem a oferecer, assim como outros cursos da nossa Unicentro. Sejam bem-vindos a nossa Unicentro. Esta universidade, que é de vocês e queremos ver vocês aqui nos ajudando a transformar Guarapuava e região”, declarou.