Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro comemora dez anos

A Adau, que é a Associação dos Docentes Aposentados da Unicentro, comemora, nesse ano de 2022, dez anos de criação. Efeméride que foi marcada pela homenagem ao fundador e primeiro presidente da associação, o professor aposentado Carlos de Bortoli. “A vida de professor universitário é muito ativa. Nós tínhamos uma vida muito ativa. Daí, a gente se aposenta e é como se tivessem tirado o chão da gente – não sabe o que fazer, fica por aí. E isso nos levou a começar a reunir, formar um grupo para a gente não se desunir, colocar de novo alguma coisa debaixo dos nossos pés”, conta o docente homenageado.

Também em comemoração ao aniversário, a Adau inaugurou sua Galeria de Ex-Presidentes. Para o atual gestor da associação, Ronaldo Canto Jorgensen, esse é um ato de reconhecimento ao trabalho de quem se propôs a manter os aposentados da universidade unidos. “Eu me sinto muito honrado. A principal finalidade da Associação é, para nós, cuidar da memória”.

Comemoração reuniu docentes aposentados e da ativa (Foto: Coorc)

A visão do presidente de Adau é compartilhada pela diretora do câmpus Santa Cruz, professora Christine Vargas Lima. “Sempre temos que estar reconhecendo e nada mais bacana do que os próprio colegas, que estão agora aposentados, reconhecerem o que os primeiros fizeram e até mesmo quem fundou essa associação, que são esses que vão ser homenageados hoje”, avalia a docente.

Também presente na homenagem e na inauguração, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, lembrou que a experiência desses docentes aposentados sempre é enriquecedora para a vivência do momento presente da universidade. “Eles foram os principais responsáveis pelo ensino superior na nossa cidade. Então, são pessoas que têm muita experiência no ensino superior, são pessoas que são sempre consultadas porque são referência no ensino superior aqui do nosso município”, afirma.