Unicentro sedia os Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná
A 25ª edição dos Jogos dos Servidores das Universidades Estaduais do Paraná, o Josuepar, começa nesta sexta-feira (25), e a Unicentro, anfitriã da competição neste ano, já está preparada para receber as delegações participantes. O Josuepar tem como objetivo promover o intercâmbio esportivo, recreativo e cultural entre os servidores e os docentes das sete instituições de ensino superior do Paraná – as Universidades Estaduais de Londrina (UEL); de Maringá (UEM); de Ponta Grossa (UEPG); do Oeste do Paraná (Unioeste); do Norte do Paraná (Uenp); do Paraná (Unespar); e do Centro-Oeste (Unicentro).
A última edição dos jogos ocorreu em 2015 e, segundo o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, agora, as expectativas estão altas para o retorno. “As sete universidades vão participar. O evento vai ser muito bonito, muito produtivo e, para nós aqui da Unicentro, é uma honra poder receber as co-irmãs, poder receber os colegas servidores públicos e, com certeza, vamos fazer um Josuepar de muito sucesso”, avalia.
A Unicentro espera receber mais de 250 servidores de outras universidades para a edição deste ano, que conta com 13 modalidades esportivas – basquete, beach tênis, bolão, corrida, canastra, futsal feminino, futebol livre, futebol meio século, natação, sinuca, truco, voleibol e xadrez. Os jogos serão realizados no ginásio de esportes do câmpus Cedeteg e na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro, a Acre.
A delegação da Unicentro conta com cerca de 60 integrantes. Entre eles está a servidora Joanice Mores que, desde que começou a trabalhar na instituição, há mais de 20 anos, sempre fez questão de participar dos jogos. Neste ano, integra a equipe de bolão. “Estamos com uma equipe boa. Já estamos treinando e é muito gostoso. Estamos na expectativa de encontrar os amigos, porque o principal de tudo é a confraternização entre as universidades”.
O coordenador de Convênios e Captação de Recursos da Unicentro, Fábio Horst, também vai participar do Josuepar 2022. Motivado pelas experiências vivenciadas nas edições anteriores, vai competir, neste ano, em duas modalidades – sinuca e bolão. “A minha experiência com o Josuepar é muito boa. Eu participei de todas as edições desde que eu entrei na Unicentro, em 2003. A principal motivação dos jogos, para mim, é a questão da integração que a gente tem com os servidores, professores e funcionários das outras IES. Tem a oportunidade de conversar, de conhecer e trocar experiências”, diz.
O Josuepar 2022 tem início às 14h30, do dia 25, com o beach tênis e encerra no domingo (27), ao meio dia, com a cerimônia de premiação. Toda a programação pode ser conferida no site da Unicentro. O vice-reitor da universidade, reforça o convite para que toda a comunidade acadêmica prestigie os jogos. “O Josuepar é extremamente importante para que todo servidor possa ter um momento – além do trabalho, fora do trabalho – de confraternizar e se relacionar com outros colegas, colegas da própria instituição, da Unicentro, e colegas de outras universidades. Tenho certeza que é um momento bem marcante e importante para todos nós, servidores públicos”, finaliza Ademir.