Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário recebe inscrições até amanhã, 23

Pós-Graduação em Desenvolvimento Comunitário recebe inscrições até amanhã, 23

Terminam nesse dia 23 de novembro as inscrições para o processo seletivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário, o PPGDC, para as turmas de 2023. Estão sendo ofertadas 23 vagas para mestrado e outras 20 para doutorado. O programa é o único do país especializado na área e abrange duas linhas de pesquisa. A linha 1, explica o coordenador do PPGDC, professor Jó Klanovicz, estuda práticas culturais e sociais. “Se dedica à avaliação e análise de políticas públicas em relação à comunidade e, principalmente, nos contextos institucionais, organizacionais e de saúde”. Já a linha 2, prossegue o coordenador, “engloba dimensões antropológicas, sociológicas, históricas e das ciências sociais aplicadas em âmbito comunitário”.

O processo seletivo conta com três etapas – avaliação escrita, análise do projeto de pesquisa e entrevista. A primeira etapa, de caráter eliminatório, será realizada presencialmente nos câmpus Santa Cruz, em Guarapuava, e de Irati, no dia 02 de dezembro, às 14 horas. “É uma avaliação escrita na forma de um ensaio com base nas referências bibliográficas que estão sendo sugeridas no edital de seleção”, enfatiza o coordenador. Os aprovados na primeira fase terão seus projetos avaliados e, por fim, a última etapa consiste na entrevista e defesa da proposta de pesquisa.

Uma novidade desta seleção é que os aprovados poderão optar pelo ingresso no primeiro ou no segundo semestre letivo de 2023. “Nós flexibilizamos essas datas devido aos calendários de algumas instituições, não só do Paraná, mas de outras regiões, que estão um pouco bagunçados por conta da Covid-19”, explica o professor Jó. O edital completo do processo seletivo está disponível no site do PPGDC.

Deixe um comentário