Mais de 700 pessoas participam do Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas

O Concisa, que é o Congresso Nacional de Ciências Sociais Aplicadas, reúne estudantes e pesquisadores dos cursos que fazem parte do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Unicentro – Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Serviço Social e Direito – além dos programas de pós-graduação vinculados ao Sesa. O evento, nesta oitava edição, propõe reflexões acerca do tema “Desafios econômicos e sociais no contexto global”.

“Nesse evento, são enfatizadas as atividades universitárias de ensino, por meio de palestras e minicursos, e de pesquisa, por meio de disseminação e discussão das produções científicas, através de artigos, relatos técnicos e resumos expandidos desenvolvidos por professores, pesquisadores, profissionais e alunos”, destaca a presidente da comissão organizadora do evento, professora Zoraide da Fonseca Costa.

O Concisa abrange também os câmpus avançados de Pitanga e Chopinzinho, onde também há cursos vinculados ao Sesa. No total, conta a professora Zoraide, o Concisa registrou 749 inscrições. “Dessas 749, nós tivemos 120 que são apresentadores. Nós temos, também, participantes no câmpus de Pitanga, 77 participantes e em Chopinzinho, mais ou menos, 80 alunos participantes, e temos um total no câmpus Santa Cruz de 430 alunos participantes”.

Um dos inscritos é o acadêmico do quarto ano do curso de Ciências Econômicas, Eduardo Wastchuk, que também integra a comissão organizadora das atividades. Para ele, a experiência, tanto na organização quanto na participação como ouvinte, é bastante positiva. “É muito interessante trazer essa visão como aluno. O que eu quero ver de diferente além das aulas tradicionais. É um momento muito gratificante, de poder estar assistindo e entendendo outros pontos de vista que acabam sendo trazidos por pessoas que estão vivendo outra realidade, outro dia a dia”, avalia.

A palestra de abertura do Concisa 2022, intitulada “Desafios Econômicos e Sociais no contexto global”, foi proferida pelo professor Ricardo Cifuentes Silva. A explanação, conta o professor, abordou o tema dos desafios econômicos e sociais a partir dos indicadores de pobreza e desigualdade, contextualizando-os em um cenário de intensificação da divisão internacional do trabalho. “Também fizemos uma relação entre as variáveis sociais, econômicas e geopolíticas, tentando estabelecer alguns dos desafios que virão, como a redução da pobreza e miséria e a necessidade de tornar o mercado de trabalho mais seguro para o trabalhador”, complementa Ricardo.

As atividades do Concisa seguem até o dia 25 de novembro. Na avaliação do professor Ricardo, congressos como esse são de extrema importância por serem espaços que possibilitam a obtenção de conhecimentos multidisciplinares. “No mercado de trabalho, não adianta conhecer somente a sua área de atuação. É necessário conhecer e saber integrar conhecimento de outras áreas. O Concisa permite que esse conhecimento se difunda entre vários cursos. É uma excelente oportunidade de expandir o conhecimento tanto para os estudantes quanto para os professores”.