Câmpus Irati recebe espetáculo musical ‘Gracias a la vída’ nesta quinta-feira, 10

O Câmpus Irati da Unicentro será o palco, na próxima quinta-feira, 10, do espetáculo musical “Gracias a la vída”, apresentado pelo Grupo Madrigal Maestro Gabriel de Paula Machado. O evento é organizado pela Divisão de Promoção Cultural da universidade em parceria com o Instituto Federal do Paraná Câmpus Irati.

O espetáculo reúne músicas de artistas latino-americanos de países hispânicos, como Argentina, Colômbia, Chile e México. “Para difundir, para o grande público, nomes como Piazzolla, José Flores, Violeta Parra, Carlos Gardel. Ou seja, grandes nomes da música latino-americana, mas que, por conta da língua, a gente tem uma certa distância cultural”, explica o chefe da Divisão de Promoção Cultural do Câmpus Irati, professor Carlos Eduardo de Oliveira.

O grupo responsável pela apresentação, o Madrigal Maestro Gabriel de Paula Machado, é formado por professores, alunos, egressos, servidores e membros convidados do curso de Música da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O termo madrigal, explica o professor Carlos, faz referência a um tipo específico de coral, que surgiu na Idade Média e que foi ressignificado ao longo dos anos. “Hoje, a gente pode dizer, é uma espécie de um coral com tamanho não muito grande, com tamanho médio, que é voltado para a execução de diversos gêneros e estilos musicais. Não é só um coral voltado para o canto lírico mais tradicional, mas, sobretudo, voltado para gêneros não comerciais”. O projeto também leva o nome de Gabriel de Paula Machado, em homenagem ao maestro, professor e fundador do coral da UEPG, que faleceu em agosto de 2017.

O espetáculo “Gracias a la vída” será apresentado no auditório Denise Stoklos, no câmpus Irati da Unicentro, às 19h30, no dia 10 de novembro. O evento é aberto ao público e a classificação indicativa é livre. A entrada é gratuita.