Unicentro abre consulta pública sobre Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027

Uma primeira redação do Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2027 da Unicentro vai estar disponível a partir desta sexta-feira, dia 4, para que a comunidade conheça o documento que está sendo construído e envie dúvidas ou sugestões. O PDI é um instrumento de planejamento global da universidade elaborado para um período de cinco anos.

Em uma live realizada nesta semana, o pró-reitor de Planejamento, professor Maurício Atamanczuk, destacou que o plano fornece uma referência para as ações da universidade e é resultado de um trabalho conjunto. “Ele apresenta diretrizes que estão sendo construídas pela comunidade da Unicentro e que vão balizar as ações desenvolvidas pela nossa instituição. Elas representam, de alguma forma, o pensamento daqueles que estão participando desta elaboração, representam a visão de futuro que estes esperam em relação a nossa universidade”.

O diretor de Planejamento, professor Lisandro Pezzi Schmidt, é o presidente da Comissão Consultiva formada em 2021 para o estudo e elaboração do PDI. Lisandro reforçou o comprometimento da comunidade acadêmica no processo, já que todos os setores administrativos e pedagógicos responderam os formulários enviados pela comissão. Segundo ele, a base dessa primeira redação do PDI vem exatamente das informações que foram fornecidas e que abordam questões do âmbito administrativo, pedagógico e institucional.

O que relatamos é que muitas metas, ações, tanto aquelas das unidades administrativas, como dos setores e departamentos, se complementam muitas vezes e, por isso, tivemos muita atenção para manter essas contribuições. Não ocorreu, em nenhum momento, uma hierarquização entre essas metas. Podemos dizer que nós criamos a possibilidade de se ter uma visão institucional mais ampliada, representada com base no ensino, pesquisa e extensão e na preocupação da instituição em suas diferentes atividades, que de alguma maneira articulam interesses para o cumprimento da missão institucional”, disse Lisandro.

Entre essas contribuições, estão propostas relacionadas à inovação, à ampliação de espaços da universidade, ao uso de tecnologias no ensino e à integração de ações aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Esses e outros elementos colaboram com a formulação das diretrizes estratégicas apresentadas e que estão distribuídas em três eixos temáticos: processos e indicadores universitários; expansão das atividades universitárias; e fortalecimento do caráter público e social da universidade.

Durante a live, o vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, lembrou dos efeitos da pandemia da Covid-19, que tornaram o cenário extremamente difícil nos últimos anos, e celebrou o trabalho da Comissão Consultiva. “Vivemos dentro da Unicentro entre vários setores, várias áreas de conhecimento,  várias formas de aprendizado, de ensino, de pesquisa, de extensão. Compilar tudo isso em um documento é uma tarefa difícil, uma tarefa complexa. E fazer tudo isso ouvindo e colocando sugestões de todos os setores, departamentos, órgãos da administração superior, da administração intermediária, é um grande desafio”.

Segundo o professor Lisandro, antes de finalizar a redação do documento que será encaminhado para discussão no Conselho Universitário, e para ampliar ainda mais a participação de todos e a transparência do processo, a minuta do Plano de Desenvolvimento Institucional vai estar disponível para consulta pública no site www3.unicentro.br/pdi. As contribuições ou dúvidas podem ser encaminhadas até o dia 20 de novembro pelo e-mail pdi2023.2027@unicentro.br ou até o dia 5 de dezembro, presencialmente, na Diretoria de Planejamento no Câmpus Santa Cruz. “Essa consulta é para que a comunidade possa observar se os números estão adequados àquilo que está disposto, se alguma coisa precisa ser modificada, se algo precisa ser complementado. Porque para nós esse retorno é muito importante para que possamos lapidar essas informações e dispor à comunidade um documento, aprovado pelo Conselho Universitário, para ser o nosso instrumento no próximo quinquênio”.

O reitor da Unicentro, professor Fabio Hernandes, também convidou a todos a participar dessa etapa, pois o envolvimento da comunidade universitária é fundamental na construção de um planejamento efetivo. “Este PDI está sendo elaborado com todo cuidado por toda nossa comunidade. É um PDI participativo. Pedimos que continuem contribuindo. Com sugestões e com críticas, vamos melhorar, vamos construir e aprovar um planejamento com a cara da família Unicentro”, finaliza.