Alunos de Turismo visitam comunidade remanescente quilombola Campina dos Morenos

Estudantes do curso de Turismo da Unicentro realizaram uma visita técnica à comunidade Campina dos Morenos, que é remanescente quilombola e fica localizada no município de Turvo, no Paraná. A viagem fez parte de uma atividade prática da disciplina de Turismo de Base Local, ministrada pela professora Elieti Fatima de Goveia. Esse tipo de turismo busca fortalecer a economia e a sustentabilidade das comunidades.

Para complementar essa disciplina, foi escolhida a comunidade quilombola do município  de Turvo, para que os alunos tivessem a oportunidade de conhecerem um pouco a história dessa comunidade. Foi de suma importância para que os alunos pudessem, realmente, vivenciar a questão da teoria, vista em sala de aula, com a prática”, explica a professora Elieti.

Na Comunidade dos Morenos, os moradores movimentam o turismo através de trilhas ecológicas, venda de produtos orgânicos e visitações guiadas em locais importantes para a história quilombola da região. Um dos estudantes que participou da viagem, Carlos Eduardo Budel contou que “o local é muito bonito. Tem cachoeiras, tem belezas naturais. O local carrega uma questão religiosa também muito forte”, enfatiza o aluno de Turismo.

Após a visita, o também acadêmico Lucas Antoszczyszyn destacou a importância do resgate histórico das comunidades quilombolas. “A gente pode perceber os vestígios e os resquícios daqueles sujeitos históricos que, por muito tempo, foram ocultados até mesmo de sua própria história e encontraram ali [na comunidade] um refúgio”.

As atividades turísticas da comunidade remanescente quilombola Campina dos Morenos são organizadas em parceria com a rede colaborativa Gralha Azul, que fomenta o turismo de comunidades locais no município de Turvo.