Evento reúne egressos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

Promover uma grande troca de experiências. Esse foi o objetivo central do “I Encontro de Egressos do PPGESA”. O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental foi criado em 2013, a partir de uma associação ampla entre as Universidades Estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e de Ponta Grossa (UEPG). O evento foi realizado neste mês de outubro, em Ponta Grossa, e reuniu cerca de 50 pessoas entre egressos, professores e alunos das duas instituições.

A coordenadora do PPGESA na Unicentro, professora Tatiane Bonametti Veiga, enfatiza que o encontro possibilitou a apresentação de diversos trabalhos desenvolvidos pelo programa, que busca o aprimoramento de tecnologias para uma melhor qualidade de vida e com menor impacto negativo ao ambiente. “Foi uma ampla divulgação das especialidades que o programa traz para formação de diferentes áreas, considerando que é um programa multidisciplinar. Nós tivemos a apresentação de vários egressos, inclusive de alguns que estão fazendo doutorado fora do país, e também a fala de abertura do pró-reitor de Pesquisa da UEPG, professor Giovani Marino Favero. Ao final, nós tivemos uma mesa redonda com a participação de todos que fizeram apresentações para tirar dúvidas e para uma troca de experiência com os nossos alunos do programa”.

Carlos Raphael Pedroso é um dos egressos do mestrado que expôs a sua pesquisa no evento. Aluno da primeira turma do PPGESA, ele também concluiu o doutorado na Unicentro, onde trabalha atualmente como técnico de laboratório, no Departamento de Engenharia Ambiental. Para Carlos, poder disseminar o conhecimento produzido e compartilhar a vivência depois do programa é fundamental, pois estimula o ingresso de novos pesquisadores na área. “É legal essa experiência, esse convívio, não só de falar do passado, de como foi, mas também já tendo uma visão do futuro, de como vai ser, ou do que isso te agregou para você poder evoluir”.

Durante encontro, egressos apresentaram suas trajetórias de pesquisa e profissional

Aluno do primeiro ano do mestrado, Rafael Lucas Alexandre também ressaltou a importância dessa integração. “Foi muito bom ver os egressos, ver o que eles fizeram. Teve uma mulher que o trabalho dela foi bem o que vai ser a minha pesquisa. Então as informações que ela passou lá, o que ela teve de dados, eu achei que vai ser bem válido para eu poder também utilizar no meu trabalho”.

Para Caroline Menezes Manzatto, também do primeiro ano, ter contato com a vivência dos egressos permite ver os diferentes caminhos que a formação no PPGESA possibilita. “Às vezes, a gente entra no mestrado pensando que vai seguir só na área acadêmica, mas não é só isso. O mestrado hoje em dia abre portas para diversas empresas que já estão exigindo esse diploma a mais, não só o da graduação”.

A coordenadora do programa avalia que o encontro foi muito importante pela interação entre os participantes e, principalmente, pelo incentivo à continuidade da formação na pós-graduação. “Vejo que os alunos – tanto da UEPG quanto da Unicentro – ficaram bem entusiasmados com o evento. Apesar de ser o primeiro, queremos agora vislumbrar os próximos, nos anos seguintes”.