Walking Tour Unicentro encerra sua primeira edição no câmpus Irati

Curiosos e cheios de expectativa. Foi assim que estudantes do Ensino Médio conheceram o câmpus Irati da Unicentro. A visita fez parte da primeira edição do Walking Tour, uma ação que compõe o projeto ‘A Unicentro na escola e a escola na Unicentro’. A ideia de promover caminhadas pelos espaços universitários surgiu com a intenção de “integrar os estudantes à vida acadêmica, à vida universitária, para que eles conheçam como funciona o processo de ingresso no Ensino Superior”, afirma Loide Salache, que é coordenadora do projeto.

Depois dos câmpus Santa Cruz e Cedeteg, foi a vez do câmpus Irati receber os alunos do Ensino Médio. Foram mais de 400 alunos que conheceram as estruturas e as três formas de ingresso – o Vestibular, o Sisu e o PAC. A Angélica Matys optou pelo vestibular e escolheu o curso de Psicologia. A estudante visitou a Unicentro pela primeira vez. “Estou bem ansiosa para ver a Clínica de Psicologia. Quero entrar aqui e vir aqui muitas vezes ainda, espero”, comenta.

Estudantes lotaram o auditório do câmpus Irati da Unicentro (Foto: Coorc)

Além das visitas guiadas pelos departamentos e laboratórios da Unicentro, os estudantes foram recepcionados com música ao vivo e com um acolhimento especial da reitoria, direção de câmpus e demais setores. “Eu já vim aqui algumas vezes, mas hoje estou fazendo esse tour e estou conhecendo coisas novas. Tem uma estrutura muito boa e o pessoal é muito acolhedor”, evidencia a aluna Beatriz Szwarc. Opinião compartilhada pelo também aluno Kauã Oliveira. “Me chamou atenção o acolhimento, a relação universidade com o aluno é muito legal”, diz.

Durante a visita, os estudantes tiveram uma pequena amostra de cada um dos 15 cursos de graduação ofertados em Irati. Segundo a vice-diretora do câmpus Irati, professora Adriana Queiroz Silva, “eles saíram daqui animados, gostaram da apresentação da banda, conheceram o espaço e saíram dizendo: a gente quer vir estudar aqui”.

Encerrada a primeira edição do Walking Tour, o objetivo é continuar tornando a Unicentro cada vez mais próxima da realidade da comunidade. “Nós temos esse planejamento de dar continuidade às ações, não somente no Walking Tour, mas outras ações também vinculadas ao projeto Unicentro na escola”, afirma o pró-reitor de Planejamento, professor Maurício Atamanciuk.