Estudantes da Unicentro apresentam pesquisas em universidade paraguaia

A Unicentro participou, neste mês de setembro, da 2ª Bienal Científica e Tecnológica da Universidad Nacional de Canindeyú, a Unican. O evento foi realizado em Salto del Guairá, no Paraguai e, neste ano, teve como tema “Ciência: investimento no futuro da humanidade”. “É um evento em que os estudantes da Unican apresentam seus trabalhos,que são resultados das pesquisas realizadas na universidade”, conta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria.

A comitiva da Unicentro foi formada por 43 pessoas,  entre eles o vice-reitor da universidade, professor Ademir Fanfa Ribas; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; quatro docentes; uma agente universitária e 36 estudantes – 24 de Agronomia, quatro de Jornalismo e os oito alunos de Iniciação Científica receberam Menção Honrosa no EAIC 2021.

A acadêmica Isabelle Marinho recebeu duas menções honrosas pela qualidade da pesquisa apresentada (Foto: arquivo pessoal)

Isabelle Marinho, do curso de Jornalismo, foi uma das acadêmicas que participou da viagem por ter recebido a honraria. Na Bienal, ela teve a oportunidade de apresentar o trabalho intitulado “Imagens do feminismo e do ser feminista na mídia” em duas modalidades – banner e comunicação oral. “Nos estudos”, relata, “a gente tentou compreender como as feministas e como o movimento feminista são abordados na mídia, estudando a revista de circulação nacional Veja, entre os anos de 2017, 2018 e 2019, para fazer essa filtragem e entender como o jornalismo e a perspectiva de gênero impactam nessa revista e se ele é utilizado nessa revista”.

Para o professor Marcos, o quantitativo de trabalhos apresentados no evento mostra a inserção internacional da Unicentro na Iniciação Científica e fortalece uma parceria bilateral entre as universidades. “Isso reforça o impacto e a importância da pesquisa realizada na Unicentro, reconhecidos aqui. É importante para os nossos alunos, que estão aqui participando, perceberem que o impacto da pesquisa transcende as barreiras de países e universidades”, avalia.

Isabelle e também para a professora Deonísia Martinichen, do Departamento de Agronomia, que também integrou a comitiva, reforçam que a participação na 2ª Bienal Científica e Tecnológica da Unican representou a oportunidade de tornar o trabalho de iniciação científica desenvolvido na Unicentro conhecido internacionalmente, além de proporcionar uma importante troca de experiências entre os participantes. “É importantíssimo levarmos a ciência, o jornalismo e nossas pesquisas para fora do nosso país. Tivemos muitas trocas, aprendi muito com as outras iniciações científicas, TCCs e artigos apresentados na Bienal. Foi uma experiência incrível”, afirma a estudante. “Essa troca de experiências e de informações”, complementa a docente Deonísia, “o intercâmbio que acaba ocorrendo nos dias de evento se caracterizam como uma oportunidade de crescimento, do desenvolvimento científico dos nossos acadêmicos”.