Unicentro celebra início da primavera com apresentações culturais

Em 2022, o Coral Unicanto – uma das mais antigas ações extensionistas e de promoção da Cultura da Unicentro, que teve início ainda nos tempos da Fafig, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava – completa 42 anos. E, para celebrar este aniversário, a Diretoria de Cultura da Unicentro promoverá duas noites musicais no Auditório Francisco Contini, localizado no câmpus Santa Cruz da Unicentro.

O evento, intitulado “Primavera Musical”, será nos dias 26 e 27 de setembro. A primeira noite tem como objetivo marcar a estreia da Orquestra Filarmônica Lobo Guará, que foi integrada às ações culturais da Unicentro. Já na terça-feira, sobem ao palco o Coral Unicanto e convidados – todos com o objetivo de festejar a arte. Assim, haverá apresentação de balé com a professora Silvana Abdanur; o dueto piano-violino, com Oriel Bezerra Silva e Gustavo Felipe Moreira Neves; o coral Bom Pastor; e um solo de piano com Marina Chykhanova. “Uma pianista da Ucrânia, que veio para cá”, explica a diretora de Cultura da universidade, professora Níncia Teixeira. “Ela fará uma homenagem especial ao Coral”, complementa. “Vai ser um espetáculo belíssimo”.

Nos dois dias, as apresentações têm início às 19h30. “Vão ser essas duas noites maravilhosas no Auditório Francisco Contini. A entrada é gratuita e todos estão convidados – tanto a comunidade universitária, quanto a comunidade em geral”, diz, reforçando o convite, a agente universitária Elizabete Lustoza.