Dois trabalhos de Jornalismo ganham premiação nacional de Comunicação

Todos os anos, estudantes de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unicentro participam da Expocom, que é a maior mostra competitiva voltada para trabalhos práticos acadêmicos da área da Comunicação do país. Em 2022, não foi diferente. Depois de ganhar três prêmios na etapa regional, a universidade conquistou dois primeiros lugares na fase nacional da premiação. Os trabalhos foram avaliados por um corpo de jurados de todo o Brasil, primeiro virtualmente e depois, durante o Intercom, que é o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, de modo presencial.

A Expocom premia trabalhos em 62 modalidades, distribuídas entre as categorias de Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Produção Transdisciplinar; Publicidade e Propaganda; Rádio, TV e internet; e Relações Públicas e Comunicação Organizacional. Os estudantes da Unicentro venceram em Jornalismo – Produção Laboratorial em Videojornalismo e em Telejornalismo, e em Produção Transdisciplinar – Charge, caricatura ou iluistração.

Realizado como atividade prática da disciplina de Telejornal Laboratório, o TJ Terceiro Planalto é um dos ganhadores na etapa nacional da Expocom. A acadêmica Amanda Rodrigues representou os estudantes da turma 2021 do terceiro ano de Jornalismo da Unicentro na mostra competitiva. Para ela, ganhar é consequência do comprometimento da universidade com a formação de jornalistas comprometidos com a qualidade da informação. “A gente realmente mostra a importância para a sociedade, para outras pessoas, para quem conhece a gente do que a gente está produzindo dentro da universidade. Foi muito gratificante poder falar para aquelas pessoas do nosso processo de produção, de aprendizado, de como tinha sido para chegar até aquele produto que eles estavam vendo. E foi mais gratificante ainda receber esse feedback, que foi ganhar o prêmio. Para mim, foi um sinal de que a gente estava no caminho, que a gente está no caminho certo”.

Amanda, durante a apresentação no Intercom, realizado em João Pessoa (Foto: arquivo pessoal)

Ariane Pereira, professora responsável pela disciplina de telejornal-laboratório da Unicentro, reforça a perspectiva de Amanda. Ela acredita que muito mais que o emprego de tecnologia, é o compromisso com a apuração, com a ética e com o público que fizeram o Terceiro Planalto se destacar entre os telejornais produzidos em todo o território nacional. “Antes de iniciar a prática laboratorial, nós priorizamos pensar as características do jornalismo para ser consumido pelas telas na atualidade. Assim, nós partimos da elaboração de um projeto editorial ancorado no público-alvo e na linguagem mais apropriada para a transmissão da informação. Todas as nossas pautas são definida a partir desse compromisso. E eu tenho convicção que é isso que fez diferença. Há 12 anos, em 2009, nós ganhamos a Expocom Nacional com outro telejornal-laboratório que também chamava Terceiro Planalto. E agora, isso se repetiu. É um reconhecimento para os estudantes que produziram e um super estímulo para aqueles que ainda vão passar pela disciplina”, avalia.

O segundo trabalho premiado é a ilustração “A voz dos sinais”, realizado como Projeto Experimental em Jornalismo da agora egressa Sandy Palczuk, com o apoio de outro estudante, o aluno de Publicidade e Propaganda Henrique Gomes Andrade. “Por mais que você acredite no seu trabalho, que você veja que ele tem um potencial grande, você nunca está preparado, de fato, para ganhar um prêmio, ainda mais um prêmio nacional com esse. Porque você vê trabalhos incríveis também, concorrentes. Eles estão lá porque merecem da mesma forma que você. Mas quando você ganha, a sensação é inexplicável”, conta Sandy.

Após a premiação, o orientador do trabalho, professor Sérgio Kulak, já conjectura as chances da produção ganhar também a fase nacional. “Vem atestar aquilo que a gente vem fazendo nas nossas orientações, em sala de aula, que de certa forma também aponta o caminho correto, que estamos seguindo da melhor maneira, e isso é a concretização, a efetivação, a coroação de um trabalho bem desenvolvido que, enfim, acaba nos enchendo de alegria”, diz.

A chefe do Departamento de Comunicação Social, professora Layse Nascimenro, acredita que o resultado da premiação é uma vitrine para o curso de Jornalismo e para a Unicentro. “Estar entre os melhores no maior evento nacional de Comunicação, significa que o nosso curso tem muita qualidade, que ele consegue competir em pé de igualdade com as demais universidades brasileiras. Funciona também como um atrativo para o próprio curso, ele coloca o nosso curso numa grande vitrine, apresentando para todo o Brasil que os nossos cursos têm muita qualidade, estão aptos a formar bons profissionais para o mercado de trabalho e, sobretudo bons cidadãos que vão fazer diferença no futuro dessa sociedade”, avalia a docente.

Para Sandy, a premiação é o reconhecimento do trabalho de alunos e professores, mas sobretudo da importância da universidade pública para a sociedade. “A gente está representando a nossa universidade – pública, gratuita e de qualidade, a Unicentro”.