Seis programas de pós-graduação têm conceito aumentado em avaliação da Capes

A Unicentro tem motivos para comemorar. Isso porque, seis programas de pós-graduação da universidade tiveram o conceito elevado na última avaliação quadrienal da Capes, que é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. O objetivo dessa avaliação, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, professor Marcos Ventura Faria, é classificar o desempenho dos programas. “Para que eles possam ter o conhecimento dos seus pontos favoráveis e seus pontos ainda deficientes para que, então, possamos sempre buscar a melhoria da qualidade dos programas. A avaliação visa classificar, então, os programas, nas notas de três até sete, que é a nota máxima, para os cursos de maior excelência”.

Na classificação, o Programa de Pós-Graduação em Letras, o PPGL, obteve conceito 5 e é, agora, o primeiro programa da Unicentro a obter essa nota. Para a coordenadora do PPGL, a boa avaliação é resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Nosso trabalho tem sempre a preocupação com a aderência e a articulação entre o projeto dos pesquisadores, dos pós-graduandos e as nossas disciplinas. Também tivemos bastante elogios naquilo que a gente faz – nos eventos, na participação dos alunos, na publicação dos alunos conjuntamente com os pesquisadores e em relação, também, aos trabalhos com a comunidade”, afirma Maria Cleci Venturini.

O programa iniciou há 11 anos com o mestrado e, em 2020, obteve a aprovação do doutorado. Atualmente, conta com 18 docentes credenciados e mais de 70 estudantes. Para a professora Maria Cleci e para o professor Marcos, a boa avaliação é motivo de comemoração e, ao mesmo tempo, um desafio. “É uma alegria, temos a sensação de vitória e, ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de manter essa nota cinco porque agora todas as exigências aumentam”, diz ela. “Isso classifica o curso em um patamar de maior excelência em relação ao que vinha ocorrendo”, detalha ele. “Isso, para a universidade, é importante porque mostra que, embora nossa pós-graduação, de uma maneira geral, seja bastante recente, em algumas áreas já estamos atingindo patamares de maior qualidade e excelência. Essa ascensão do curso do programa de Letras está sendo bastante comemorada em toda a comunidade”.

Os programas de pós-graduação em Ciências Veterinárias, Biologia Evolutiva, Bioenergia, Administração e Ensino de Ciências e Matemática também melhoraram a avaliação e, agora, são conceito 4. O aumento na nota, destaca o professor Marcos, habilita os programas a solicitarem a criação de cursos de doutorado. “Muito provavelmente, a partir do próximo ciclo, nossa universidade vai ofertar novos cursos de doutorado a partir da possibilidade que essa nova avaliação trouxe com a ascensão do conceito desses cursos”.

Para o professor Marcos, a melhoria no conceito dos programas é reflexo do bom trabalho desenvolvido e um indicativo para as próximas ações de melhoria. “A pós-graduação é um projeto institucional bastante importante para a nossa universidade. Nota-se também que todos os docentes que atuam nos programas e nos cursos de pós-graduação têm uma dedicação bastante grande para o desenvolvimento desses programas.A avaliação foi bastante positiva e também nos indica os pontos positivos que tivemos e aponta os rumos, as necessidades de reformulações e de investimentos para que possamos melhorar ainda mais”, finaliza o pró-reitor.