Câmpus Cedeteg incentiva cuidado com o patrimônio público
“Cuidado com o patrimônio público e consumo sustentável”. Esse é o tema de uma campanha de conscientização proposta pelo câmpus Cedeteg, que pretende alcançar todas as pessoas que circulam pela unidade universitária – estudantes, professores, agentes universitários e usuários dos serviços prestados pela universidade. O objetivo é, conta o diretor do câmpus Cedeteg, professor Ricardo Miyahara, “maximizar a vida útil dos equipamentos que nós temos na universidade, dos itens que são utilizados, por exemplo nas salas de aula, nos laboratórios. Porque, muitas vezes, a má manipulação e a utilização incorreta pode causar alguns danos e diminuir a vida útil desses equipamentos”. Ricardo complementa dizendo que “depois da quebra desses itens, a compra, a substituição ou a manutenção, às vezes, não é tão rápida como deveria. Então, isso faz com que esses equipamentos não realizem a sua função, ficam um tempo sem poder serem utilizados”.
O incentivo ao consumo sustentável também é trabalhado na campanha porque há ligação direta entre ele e a conservação do patrimônio. Afinal, jogar lixo nas salas ou nas ruas do câmpus, por exemplo, é simultaneamente um descuido com o bem público e um atentado contra o meio ambiente. “Também entra nesse mesmo item, apagar a luz, verificar se no banheiro não está tendo vazamentos – a pessoa passa e, muitas vezes, nem se dá conta de que aqueles vazamentos podem se tornar, no futuro, uma falta de água ou um problema maior”, defende Ricardo.
Cartazes da campanha estão sendo colados nas salas de aula e nos locais de maior circulação de pessoas. “O cuidado com o bem público é uma responsabilidade de todos nós”, finaliza Ricardo.