Grupos folclóricos se apresentam toda essa semana na Unicentro

Grupos folclóricos se apresentam toda essa semana na Unicentro

As apresentações de grupos folclóricos também fazem parte da programação da 35. edição do Encontro de Arte Folclórica da Unicentro. Uma semana toda em quem o palco do Auditório Francisco Contini é deles. Um momento especial, segundo a professora Nincia Teixeira, que é diretora de Cultura da Unicentro, já que os grupos estavam há bastante tempo sem se apresentar, por conta da pandemia de covid-19. “Esses grupos ficaram muito sem visibilidade. Então, uma forma deles se reorganizarem foi ofertar o espaço da universidade para que eles viessem com apresentações, para que esse novo ciclo começasse”.

A noite voltada para a cultura gaúcha, por exemplo, contou com apresentações dos grupos Velha Instância e do CTG Fogo de Chão. “É importante pra gente difundir a cultura, principalmente nessa semana do folclore”, avalia o professor de dança gaúcha Tony Alexandre.

Apresentações culturais são gratuitas e iniciam 19h (Foto: Coorc)

Quem já esteve no auditório conferindo as apresentações, gostou do que viu. “As apresentações, na realidade, estão muito bonitas. É bom trazer para divulgar as tradições, o folclore nosso aqui de guarapuava que tem bastante tradição”, comenta Leonardo Ribas. O Rafael Rossetti concorda: eu estou gostando, achando bem legal. Eu acho que é importante para difundir a cultura, principalmente a cultura gaúcha que é bem forte”.

As opções são variadas. Além do grupo gaúcho, a programação conta ainda com apresentações de grupos que representam os folclores espanhol, árabe, italiano e o suábio-brasileiro. Quem quiser, ainda pode conferir os espetáculos gratuitamente, hoje, amanhã e sexta-feira, a partir das 19h, no Auditório Francisco Contini, que fica no câmpus Santa Cruz da Unicentro.

Deixe um comentário