Alunas da Unicentro participam de maior encontro científico de estudantes indígenas

A Unicentro está representada no IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas, o Enei, que está sendo realizado essa semana, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O evento tem como tema “Ancestralidade e contemporaneidade” e alunas indígenas da graduação e da pós-graduação da Unicentro estão apresentando trabalhos e, também, auxiliaram na organização do evento.

Um dos trabalhos levados ao evento foi escrito pela aluna de Psicologia Danieli Finhgre e pela mestranda em Educação Diomara Rénhrá. A pesquisa fala sobre a dupla subordinação que as mulheres indígenas enfrentam – por serem indígenas e por serem mulheres – e de como as leis internas das terras indígenas as prejudicam. “É praticamente uma denúncia [do] que acontece com as mulheres indígenas Kaingang”, relata Danieli. Os conflitos entre homens e mulheres indígenas foram explorados, no texto, pelas acadêmicas. “Foi, também, para desmistificar que as terras indígenas são muito pacíficas. Dentro dessas terras têm os seus conflitos. Geralmente, na nossa terra indígena, o conflito é com as mulheres que, independente da sua formação e da sua posição, elas são sempre submissas e inferiores as lideranças que são compostas por homens”, conta estudante de Psicologia. A apresentação, para Danieli, rendeu boas reflexões entre os participantes do evento. “O trabalho foi muito elogiado. Foi um debate muito importante, vários questionamentos sobre trabalhos futuros que a gente vai apresentar, discussões sobre como mulheres de outras etnias se identificavam. Foi muito incrível”.

Estudantes de graduação e pós-graduação apresentam pesquisa em maior evento científico indígena do país (Foto: Vanessa Fe Ha)

A professora Paula Marques da Silva, do departamento de Psicologia, que está acompanhando as estudantes no evento como representante da Comissão Universidade para os Índios, a Cuia/Unicentro, também enalteceu as apresentações das estudantes. “Trabalhos que foram muito saudados, foram muito parabenizados. E a gente espera que, cada vez mais, a gente possa trazer mais estudantes”.

A aluna de Pedagogia Vanessa Fe Ha está atuando na comunicação do encontro. “Como todo evento, é bem corrido. Estou trabalhando com redes [sociais], textos, gravações de vídeos, fotografia também. Está sendo bem intenso e bem importante a participação, não só minha, mas de todos acadêmicos que estão aqui presentes”, afirma. Este é o primeiro Enei que a estudante participa, e, segundo ela, tem sido uma experiência única. “Tá sendo uma experiência incrível, marcante na minha vida. A Unicentro conta com uma grande leva de acadêmicos indígenas, de vários cursos. Então, está sendo muito bom, principalmente que a gente está aqui sabendo que alguns não vieram, mas a gente está aqui como representante deles”.

O Enei teve sua primeira edição em 2013 e é, atualmente, o maior encontro científico brasileiro voltado às discussões do ensino superior indígena. O evento, pensado e protagonizado por lideranças e acadêmicos indígenas, conta com palestras, mesas redondas, apresentações de trabalhos e apresentações culturais. “É um evento importantíssimo, que reúne estudantes indígenas de universidades do país inteiro. Aqui são compartilhados trabalhos científicos de extrema qualidade, mas também, é um momento que se debatem pautas contemporâneas e vitais para os povos indígenas”, comenta a professora Paula.

O protagonismo indígena é também evidenciado por Vanessa. “Todo trabalho que o indígena se propõe a fazer, a gente sabe que vai sair uma coisa boa. A organização é única e exclusivamente feita por indígenas, de indígena para indígena. Porque a gente se conhece, né. A gente pode ter culturas diferentes, línguas diferentes, mas, no fundo, a gente se conhece como povo e se reconhece como um povo só”.