Estudantes e professores de Arte promovem exposição e lançam livro

O Departamento de Arte da Unicentro está promovendo uma exposição no Centro de Artes Iracema Trinco Ribeiro. A mostra “Partes do todo” pode ser conferida até o dia cinco de agosto e reúne obras de, aproximadamente, 40 artistas. Entre eles estão estudantes, egressos e professores do curso. “Você vai encontrar aqui tanto trabalhos que foram desenvolvidos em sala de aula, como produções bem pessoais dos artistas, que tem uma particularidade, uma poética, que eles mesmos realizaram. Você também pode observar diferentes materialidades e técnicas”, ressalta a professora Desirée Melo, responsável pela curadoria da exposição.

Coletânea reúne textos de professores e egressos do curso de Arte, além de convidados do exterior (Foto: Coorc)

Na noite de abertura da mostra, os docentes do Departamento de Arte também lançaram a coletânea “Banqueteando Saberes – Pesquisa e Ensino de Arte”. “Esse livro”, relata a professora Daiane Solange da Cunha, chefe do Departamento de Arte, “foi escrito por professores, artistas e pesquisadores que participaram da Mostra de Arte do curso, que a gente realizou durante a pandemia, em 2020 e 2021. Como resultado das palestras, das mesas-redondas e das oficinas, os professores foram convidados a escrever sobre suas práticas e sobre suas pesquisas”.

A autoria de um dos capítulos é da Cleidiane Lourenço, que, além de egressa da primeira turma formada pelo curso da Unicentro, hoje, atua como professora do Departamento de Arte. “Tem esse sentimento assim de nostalgia, de honra, de poder contribuir e dialogar, criar mais laços e mais vínculos com esse curso que eu tenho tanto carinho”, afirma.

Professores do Dearte reunidos durante abertura da exposição e lançamento do livro (Foto: Coorc )

O e-book Banqueteando Saberes – Pesquisa e Ensino de Arte” pode ser baixado gratuitamente. Versão impressa do livro pode ser adquirida com a Editora Pedro e João.