Aula inaugural do curso de Administração promove debate sobre empreendedorismo feminino

O Departamento de Administração do câmpus Irati da Unicentro (Deadm/I) promoveu a aula inaugural desse semestre com o objetivo de dar boas-vindas aos estudantes do curso. Para isso, contou com a palestra Resiliência e Sonho: uma história de empreendedorismo”, proferida pela administradora e professora Joice Fabrício. O evento trouxe reflexões sobre machismo, os desafios de empreender e a tomada de decisões no mercado empresarial. “Nossa intenção é despertar nos alunos um pouco dessa veia empreendedora, mostrar para eles que, embora haja muitos percalços nesse caminho, é também muito gratificante e muito desafiador”, conta.

Joice compartilhou com os alunos e as alunas a sua trajetória pessoal e profissional como empreendedora em jornais locais paranaenses. À frente de veículos de comunicação, a empresária ressaltou os desafios do mercado de trabalho para as mulheres que se inserem em ambientes predominados por homens. “Ao contar a minha história, eu também gosto de mostrar que não é a mesma coisa uma mulher empreender e um homem empreender. Ser mulher num ambiente de comunicação é conviver num ambiente predominantemente masculino. Nunca ninguém perguntou para o meu sócio com quem ele deixou as crianças para estar ali”. Ela também destacou a importância de não restringir essa discussão ao público feminino. “Se a gente não tiver essa reflexão, inclusive junto ao público masculino, as coisas não vão mudar”.

Além dos estudantes, a aula inaugural reuniu docentes, chefias de departamentos, direção de setores e reitoria. Na ocasião, a vice-diretora do setor de Ciências Sociais Aplicadas (Sesa/I), professora Raquel Dorigan de Matos, enalteceu a formação cidadã como um dos aspectos primordiais do curso de Administração. “Desde 2009, nós temos [como] parte do currículo a responsabilidade social, mostrando que um gestor se faz além dos propósitos e dos objetivos financeiros. A todo momento e em todas as disciplinas, o curso de Administração está sendo capaz de resgatar os maiores valores humanitários. Estamos coadunando com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que permeiam as nossas disciplinas. Mostrando uma ressignificação do que é o gestor. A formação do acadêmico de Administração vai além do sujeito econômico. Nós somos muito mais do que isso”.

Aula inaugural marca início do ano letivo de 2022 (Foto: Coorc)

Já o chefe do Deadm, professor Antonio João Hocayen da Silva, destacou a relevância da aula inaugural para os estudantes que chegam à universidade e, também, para àqueles que estão próximos à conclusão da graduação. “É possível que seja uma atividade acadêmica que esteja relacionada ao início de uma jornada para muitos acadêmicos, principalmente àqueles que estão no início do curso, quando começamos a definição de alguns parâmetros, de alguns interesses e objetivos dentro da vida acadêmica, vislumbrando a formação profissional. Ao mesmo tempo, a aula inaugural representa, para alguns alunos, talvez o início do fim, mas não o fim do processo de formação. A formação ela é contínua, ela extrapola os muros e as barreiras da universidade”.

O vice-reitor da Unicentro, professor Ademir Fanfa Ribas, também aproveitou para aconselhar os estudantes. “Se eu puder deixar uma mensagem para vocês: olhem para frente. E, vejam que o curso que vocês estão fazendo, a profissão que vocês escolheram, pode e vai transformar a vida de vocês. Vocês vão chegar naquilo que vocês desejam. Basta estudar. Resiliência, força, trabalho, compreensão das pessoas, conhecimento. E tudo isso está ao alcance de vocês”, enfatiza.