Departamento de Engenharia Ambiental recepciona calouros 2022

Os novos alunos de Engenharia Ambiental do câmpus Irati da Unicentro foram recepcionados na última quarta-feira (29) em um evento organizado pelo Departamento de Engenharia Ambiental. A acolhida, segundo a chefe do Denam, professora Kely Viviane de Souza, teve como objetivo promover uma maior interação entre os estudantes e, também, apresentar o corpo docente, as linhas de pesquisa e os projetos de extensão desenvolvidos por eles. “A expectativa é que esses alunos vejam a importância da participação deles e que eles vejam as oportunidades que eles vão ter no decorrer desses cinco anos no curso”, comenta a docente.

Entre músicas e aperitivos, os estudantes conheceram, de forma descontraída, um pouco mais sobre o curso e a universidade. Para a diretora do setor de Ciências Agrárias e Ambientais do câmpus de Irati, professora Jeanette Beber, ações como esta contribuem para, além de aproximar os calouros do ambiente universitário, diminuir os índices de evasão. “Em cursos de engenharia, de maneira geral, esse início da formação é a etapa mais complicada, mais complexa. Seja, muitas vezes, pelo preparo que vem do ensino médio, com algumas deficiências, e eles têm bastante receio de cursar engenharia. Mas, passando essa fase inicial, as coisas ficam mais tranquilas, mas propícias para esse estudante. Então, foi por isso que o Departamento de Engenharia Ambiental tez questão de fazer essa interação inicial, para desmistificar um pouco essa noção de que é um curso muito difícil, muto distante, muito frio”.

Recepção ajudou além dos calouros, estudantes do segundo ano do curso (Foto: Coorc)

Este acolhimento ficou evidente nas palavras da caloura Heloisa Araújo. Na ocasião, a estudante comentou com entusiasmo sobre o início dessa nova fase. “Cada vez eu estou me sentindo mais acolhida, por esse tipo de coisa que teve hoje, a gente sente que é especial, que não é só mais uma pessoa na faculdade. A gente se sente necessária e anima muito na questão do curso”. Percepção compartilhada pelo colega Breno Lopes, que ressaltou a importância de ser recepcionado. “Ajuda muito, conhecer mais os professores e, também, a se enturmar mais com a galera”, conta.

Os estudantes do 2º ano de Engenharia Ambiental, que iniciaram a graduação em aulas remotas, também aproveitaram o evento. “A gente ficou muito tempo só diante das telas e, daí, sair e vivenciar tudo isso junto com outras pessoas é bom, estar presente com os colegas, conhecer os professores. Acho que estimulou a gente a continuar no curso, a fazer amizades”, afirma a estudante Sarah Miranda.