Atividades do Espaço Canta Aí são retomadas no câmpus Irati

Com o retorno das atividades presenciais, a Unicentro tem retomado as atividades culturais e extracurriculares nos seus câmpus universitários. Em Irati, o Espaço Canta Aí foi reinaugurado após dois anos de interrupção em decorrência da pandemia de Covid-19. Agora, todas as quintas-feiras, das 12h às 13h30, estudantes, professores e agentes universitários poderão se apresentar ou apenas apreciar as apresentações musicais no auditório Denise Stoklos.

O agente universitário Nelson de Oliveira Pacheco participa da organização e também se apresenta no Espaço Canta Aí desde o início do projeto, em 2017. “A gente sentiu a necessidade de trazer para a universidade um espaço onde os acadêmicos pudessem interagir, cantar, tocar. O espaço proporciona isso, esses momentos de alegria, de descontração”, comenta Nelson.

No primeiro Canta Aí desse ano, foi a Alessandra Thaís Beraldo quem abriu os trabalhos. A paixão por cantar, que a acompanha desde a adolescência, influenciou a aluna do 4º ano de Fonoaudiologia a escolher uma graduação em que pudesse estudar a área da voz. “Eu comecei com 14 anos e, daí em diante, eu estava tentando procurar algo que me deixasse mais ligada com a música. Eu descobri que na Fonoaudiologia tem a área da voz, então, por isso, eu vim, inclusive, para Fono aqui na Unicentro”, revela Alessandra.

Quem acompanhou a Alessandra nas apresentações foi o Kaique Fagundes, aluno do 2º ano de Fonoaudiologia. O estudante viu no Espaço Canta Aí uma oportunidade para praticar a música. “Gosto muito de cantar, desde criança. É muito legal poder vir aqui, a gente treina cantando aqui. A emoção do momento é muito massa”.

Universidade disponibiliza violão e microfone para quem quiser se apresentar (Foto: Coorc)

As apresentações não ficaram restritas aos estudantes. Além do agente universitário Nelson, o professor Claudio Suzuki acompanhou as canções no violão e também soltou a voz. O professor vê o espaço como uma oportunidade de descobrir novos talentos. “A gente já teve casos aqui de bandas que se formaram e saíram tocando pelo Paraná, pessoas que começaram aqui e hoje já tocam à noite em restaurantes. Faltava aquele empurrãozinho para elas poderem quebrar o medo, a timidez de estarem diante de um público”.

A participação no Espaço Canta Aí é aberta ao público. Todas as quintas-feiras, são disponibilizados microfone e violão para quem deseja se apresentar. Já quem prefere somente assistir, pode fazer como a Bianca Ribeiro, aluna de Psicologia, que aproveitou o intervalo entre as aulas para prestigiar as apresentações. É um lugar de lazer, onde a gente consegue se reunir, consegue ouvir música, o que é muito bom também e consegue se divertir junto com os nossos colegas”, afirma. O professor Claudio ressalta que “a ideia é justamente essa, que os nossos acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade universitária participem, venham prestigiar, mas também, tenham a oportunidade de estar aqui podendo mostrar o seu talento, independente do nível”.