Unicentro recepciona os novos estudantes dos cursos ofertados no Cedeteg

Diversidade de pessoas, cursos, ideias e ideais. Porém, todos com algo em comum. Nestes dias, uma nova etapa – recheada de incertezas, mas também de esperanças – começa na vida de cada um. E nada melhor do que iniciar essa nova etapa conhecendo e sendo bem recebido em sua nova casa: a Unicentro. A iniciativa, que já virou tradição na universidade, busca recepcionar a todos os estudantes levando informações necessárias durante a graduação e demonstrar a gama de serviços prestados pela Unicentro.

É um momento em que nós nos apresentamos aos nossos acadêmicos, apresentamos a nossa estrutura da universidade e também apresentamos a todos o que nós fazemos aqui – quais são as ações, o que eles vão encontrar na nossa universidade, quais possibilidades de projetos – seja de pesquisa, de extensão, de ensino ou na área de inovação. Mostramos também as ações desenvolvidas aqui, os nossos projetos com a sociedade, os nossos projetos voltados à comunidade e voltados ao nosso desenvolvimento regional”, declarou o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.
O Auditório Central do Câmpus Cedeteg recebeu, na última sexta-feira (24), os novos acadêmicos de 18 cursos matutinos, integrais e noturnos. De forma interativa, os acadêmicos foram apresentados à rotina da universidade e receberam informações importantes para o seu desenvolvimento profissional e pessoal na Unicentro.

Vindo de São Mateus do Sul, Erick Gabriel Hoffmann ressaltou a importância dessas novas informações para quem, como ele, veio direto do ensino médio. “Tinha bastante informação que eu não sabia, bastante coisa interessante. Tem muito mais projetos sociais, interação com os alunos, tudo bem legal”, disse. Aos 17 anos, o novo acadêmico do curso de Medicina Veterinária já conquistou, inclusive, uma vaga de estágio na Clínica Escola de Medicina Veterinária (Cevet). “Já peguei, nessa segunda semana já estou no Cevet. Muito massa, tem uma participação muito grande dos estagiários, um conhecimento muito maior do que em sala de aula e é muito interessante. Rotina do estágio, contenção, ajuda nos medicamentos, a gente já observou cirurgia, foi bem interessante”.
Essa parte das atividades, além das aulas, da integração é bem legal, até porque os veteranos recepcionaram a gente super bem e a gente está gostando”, disse Yana Clara Lugli, descrevendo como a acolhida dos veteranos e veteranas do curso de Medicina foi significativa.

Pensando na longa bibliografia que o curso de Medicina exige, Caio Henrique Milani destacou uma das novidades apresentadas na recepção. “A gente teve uma recepção ‘da hora’. Eu achei bem legal a biblioteca online, essa eu não sabia, pensei que era só presencial mesmo e isso vai ajudar bastante. Eu estou achando inovador. Para a galera que vem do cursinho é uma vida nova, você entra em uma nova fase e está sendo muito bom, estou gostando”, revelou.

Fazendo uma projeção para os próximos anos, ambos concordam que participação em uma liga acadêmica é um dos caminhos a seguir, com o objetivo de aprofundar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Eu acho bom a gente participar das ligas, que a gente ganha bastante experiência com isso, fazer um projeto de extensão seria importante para a gente expandir nosso trabalho e nosso conhecimento e experiência”, disse Caio. “Eu também pretendo participar da liga, é uma oportunidade boa para participar de projetos, conhecer outros profissionais da saúde, é algo que eu pretendo fazer”, complementou Bruna da Silva Valotta.

Em sua fala aos acadêmicos, a vice-diretora do Câmpus Cedeteg, Aline Marques Genú expressou que a vida acadêmica não é feita só de estudos, é uma nova experiência que deve ser aproveitada. “Muita gente acha que vir para a universidade é só a formação profissional, sala de aula, laboratório, práticas, mas a gente tem uma vivência muito maior do que isso. É aprender a ser também humano. A gente tem a interação entre as pessoas, a interação entre os cursos, nós temos pessoas de diferentes locais, de diferentes formações, que se encontram dentro do espaço da universidade, então isso ajuda na formação pessoal de cada um deles. É importante que eles vivam além da sala de aula, utilizando os projetos de extensão, projetos de pesquisa, as outras atividades que a universidade proporciona: os cursos de língua, de dança, teatro, música, etc, tudo isso ajuda na formação deles como indivíduo também”, contou.

Mensagem corroborada pelo reitor Fábio Hernandes, acolhendo a todos que terão a Unicentro como seu segundo lar pelos próximos anos. “Sejam muito felizes na Unicentro, façam amigos. Esse segundo lar onde vocês, além de adquirir o conhecimento técnico, além da formação do grande cidadão, da grande cidadã, é também esse lugar onde vocês vão conhecer novas pessoas e, quem sabe, onde vocês vão construir o futuro, construir a carreira de vocês. Sejam bem-vindos a esta universidade, esta universidade que é para vocês, que é de vocês. Nós damos os parabéns e agradecemos também por terem escolhido essa universidade pública, de qualidade e de todos para todos”, disse.