Inscrições abertas para três programas de bolsas em extensão

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unicentro está com editais abertos para a seleção de bolsistas para três programas institucionais: o Pibex, o Pibis e o Piae, que são, respectivamente, os programas de Extensão Universitária; de Apoio à Inclusão Social, Pesquisa e Extensão Universitária; e de Ações Extensionistas. A indicação dos estudantes deve ser feita pelo professor-orientador, que deve, segundo a professora Vânia Gryczak, que é diretora de Extensão da Unicentro, ser mestre ou doutor e pertencer ao quadro de docentes efetivos da Unicentro. “Deve também possuir programa ou projeto de extensão vigente como coordenador ou como membro da equipe executora e não estar inadimplente com a Unicentro”.

Os docentes interessados em dos processos de seleção, pontua a professora, devem efetuar a inscrição de forma online pelo Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Projetos Institucionais, no guichê Proec do Sistema de Gestão Universitária. Após a indicação pelo orientador no SGU/Saapi, o aluno também deverá acessar o sistema. “Completar todos os dados pessoais, indicar o e-mail de uso habitual, submeter o plano de trabalho conforme o modelo do anexo quatro dos editais. Para o Pibis, é necessário anexar históricos escolares dos ensinos fundamental e médio”, esclarece Vânia.

Para ser indicado a uma bolsa Pibis, o estudante precisa ser oriundo de escola pública, tendo cursado no mínimo dois dos últimos quatro anos do ensino fundamental, e todas as séries do ensino médio, em escola pública. Para os três editais, também são pré-requisitos para os estudantes ter disponibilidade mínima de 20 horas semanais para a execução das atividades do projeto; ter currículo atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; não ter vínculo empregatício e nem receber nenhuma outra bolsas. Para ser indicado ao Pibex, acrescenta a professora Vânia, o estudante também precisa atender a outras exigências. “Possuir frequência escolar igual ou superior a 75% e apresentar histórico escolar com rendimento satisfatório”.

As inscrições pelos orientadores podem ser feitas até o dia 20 de junho. Os editais com todas as informações de cada programa estão disponíveis na página da Proec, no site da Unicentro. A diretora de Extensão e Cultura, Vânia Gryczak, destaca a importância dos programas tanto para a universidade, quanto para a comunidade. “A extensão das universidades é uma via de mão dupla em que a universidade leva conhecimento e assistência à comunidade e também aprende com o saber dessas comunidades. A universidade, por meio da extensão, influencia e também é influenciada pela comunidade, ou seja, possibilita uma troca de valores”, finaliza.