Unicentro abre edital para tradução de artigos para a língua inglesa

A Unicentro, desde o ano passado, integra a Rede Award de Centros de Escrita Acadêmica, os Writing Centers, que foram implantados nas universidades estaduais a partir de uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, em parceria com a Universidade Federal do Paraná. Um dos objetivos do projeto é contribuir para o aumento de publicações em língua inglesa por pesquisadores das instituições de ensino superior, por meio do atendimento de assessoria acadêmica, revisão e tradução de artigos de forma gratuita.

É nesse sentido que o Centro de Escrita da Unicentro lançou o Edital 03/22, que trata da seleção de artigos acadêmicos a serem contemplados com serviços gratuitos de tradução para língua inglesa ou revisão de língua inglesa/portuguesa. “Os trabalhos que podem ser enviados são artigos científicos tanto na língua portuguesa quanto na língua inglesa, porque o Centro de Escrita faz o trabalho de tradução do português para o inglês, mas também faz o trabalho de revisão do português ou revisão do inglês”, explica a coordenadora institucional do projeto, professora Ana Raquel Fialho Ferreira Campos, sobre quais trabalhos podem concorrer.

De acordo com o edital, apenas docentes, técnicos administrativos e alunos da Unicentro podem ser contemplados com os serviços gratuitos previstos no documento. A professora Ana Raquel pontua que os interessados em concorrer devem enviar artigos científicos finalizados, que tenham até sete mil palavras no total, excluindo a sessão das referências.  “Não receberemos manuscritos incompletos e, depois de feito o trabalho do Centro de Escrita, também não é aceito que haja nenhum tipo de mudança ou alteração no texto. Também deve ser enviado, junto com o texto, o Termo de compromisso, no qual o departamento está indicando que esse texto seja traduzido ou revisado ou o programa de pós-graduação esteja fazendo essa indicação”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio pelo e-mail centrodeescrita@unicentro.br. No assunto do e-mail, os autores devem escrever “Edital nº03/22 – Centro de Escrita” e anexar o manuscrito a ser traduzido ou revisado, o termo de compromisso e encaminhamento, os dados completos de todos os autores e as pretensões de publicação. “Os trabalhos que forem aceitos passarão por uma revisão inicial, na qual os bolsistas que trabalham no Centro de Escrita vão confirmar seus entendimentos sobre o texto, sugerir algum tipo de mudança ou melhoria, caso seja necessário. Para isso será agendada uma assessoria.Caso seja necessário, os autores reenviam o trabalho com as sugestões aceitas ou melhorias feitas para, então, o pessoal que trabalha no Centro iniciar a tradução”, detalha a professora sobre como será a análise dos trabalhos contemplados.

O prazo que os autores contemplados recebam os textos traduzidos ou revisados é o dia 28 de junho. De acordo com a professora Ana Raquel, os editais do Centro de Escrita são abertos a cada dois meses.