Alterações vocais e cuidado com o aparelho fonador em destaque no Dia Mundial da Voz

Comemorado anualmente em 16 de abril, o Dia Mundial da Voz tem como objetivos conscientizar a população sobre a importância da saúde do aparelho fonador e alertar que alterações vocais podem significar problemas de saúde. Na Unicentro, todos os anos, a data também é lembrada. Em Guarapuava, a ação foi promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Diretoria de Cultura. “Esse evento é direcionado para as pessoas que têm interesse em saber sobre a importância do cuidado com a voz, de prevenção de doenças”, reforçou a professora Níncia Teixeira, diretora de Cultura da universidade.

Uma das atrações foi a palestra sobre técnica vocal com a professora Eliana Fialho (Foto: Coorc)

A programação do Dia Mundial da Voz buscou ressaltar a importância da voz no nosso cotidiano, seja como instrumento de trabalho, como é o caso de professores e jornalistas; como meio de diversão, a exemplo da música e do canto; ou para a comunicação interpessoal. Dessa maneira, pelo palco do Auditório Francisco Contini, no campus Santa Cruz, passaram os corais Municipal Maestro Silvino Antônio Turco, sob a regência de Fernando Antônio Pinto; Cant’Unati, Unicanto e Opus III, regidos pela professora Eliana Fialho e acompanhados, ao piano, por Sônia Cebulski; Cezar Henrique Quadros; Áurea Regina Cunha, Eliana Fialho e Márcio Nei dos Santos; Agostino Minter; e Salles Jota.

A gente ficou encantado com o que estava acontecendo no palco. Eu acho uma das artes mais bonitas usar a voz, canto e tudo mais. Acho importante a Unicentro apoiar e descobrir novos talentos, pessoas que, às vezes, não acham que não são boas, mas na verdade são muito boas”, avaliou a estudante de Publicidade e Propaganda Alessandra Mota.

Programação contou ainda com bate-papo com os jornalistas Victor Prado e Claudio Aguiar sobre o uso profissional da voz (Foto: Coorc)

A noite contou ainda com uma bate-papo com os jornalistas Victor Prado e Cláudio Aguiar, que abordaram a temática “A voz no rádio e nas mídias sociais”. Cada um deles apresentou sua trajetória, ressaltando a utilização da voz em sua prática profissional. Já a professora Eliana Fialho, abordou a importância da técnica vocal e comandou um exercício coletivo de aquecimento vocal, envolvendo toda a plateia. A maior importância disso tudo, de aprender sobre essas técnicas e praticá-las, é a preservação da voz. O profissional da voz tem que usar sempre de muita técnica para preservação da voz, porque o mal uso da voz prejudica sua saúde, prejudica a saúde da laringe, das pregas vocais, da faringe, prejudica os pulmões com a respiração mal feita, dá muita tensão nos ombros e pescoço, e essa parte do corpo pode estar de forma nenhuma tensionada quando se fala ou se canta, ou quando damos aulas ou fazemos palestras, nós não podemos ter nenhuma tensão na região do ombro e pescoço. A técnica vocal vai ajudar isso tudo, vai ensinar a trabalhar horas sem ficar rouca, nem sem respiração, nem perder a afinação e nem perder a qualidade vocal”, explicou.