Estudantes e professores podem se inscrever em Programa de Apoio à Inclusão Social até dia 29

As inscrições para o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social, o Pibis, estão abertas para a área de pesquisa. Os candidatos a orientadores nas modalidades Iniciação Científica com Bolsa e Iniciação Científica Voluntária têm até o dia 29 de abril para efetuar a inscrição. O Pibis é destinado a alunos oriundos de escola pública e busca, entre outros objetivos, promover a inserção dos estudantes em atividades científicas, tecnológicas e de inovação.

A inscrição, explica o diretor de Pesquisa da Unicentro, professor Luciano Farinha, deve ser feita, inicialmente, pelo professor orientador, com a indicação dos estudantes e seus respectivos projetos de pesquisa. Depois da indicação, o estudante também deve acessar o sistema, preencher as informações requisitadas e anexar toda a documentação necessária. “O professor pode indicar até dois alunos, sendo que um pode ser bolsista e, outro, voluntário. As inscrições podem ser realizadas pelo SGU. Então, os professores podem acessar, preencher as documentações necessárias, inserir os documentos e encaminhar a inscrição”.

De acordo com o edital de seleção, para ser orientador no programa, é preciso que candidato seja servidor efetivo, docente ou técnico, do quadro de pessoal permanente da Unicentro, com titulação mínima de mestre. Também é requisito ser pesquisador com produção científica, tecnológica e/ou artístico-cultural. Um dos orientadores na Unicentro é o professor Jackson Kawakami, do Departamento de Agronomia. Ele orienta a pesquisa intitulada “Acamamento em cultivares de soja: efeito na produtividade ao longo de 60 anos”. “O objetivo geral desse projeto é testar se há relação entre a maior resistência ao acamamento e a produtividade de cultivares de soja. Nós já descobrimos algumas coisas em relação ao aumento da produtividade de soja e estamos, agora, aprofundando esse conhecimento em relação, especificamente, ao acamamento, que é o fato da planta tombar”, explica o docente sobre a pesquisa.

Para o professor, o Pibis é uma oportunidade para que os estudantes, a partir das pesquisas, possam se aprofundar nos conteúdos e conhecimentos técnicos da área em que atuam. “A pesquisa também acaba fazendo com que o aluno desenvolva seu senso crítico. Esse processo de pensamento é bastante útil para o aluno também para depois de formado, para utilizar esse raciocínio nas suas atividades profissionais. O Pibis garante aos alunos a oportunidade de desenvolver esse senso crítico, utilizando métodos científicos, que também vai ser útil para a sua carreira profissional”.

Jalisson Stremel Cabral, acadêmico orientado pelo professor Jackson, está no quarto ano de Agronomia. Ele conta o porquê quis participar do programa e como essa participação está agregando em sua caminhada profissional. “Eu escolhi o Pibis pelo fato de promover a realização de vários projetos importantes aqui na universidade, projetos esses que vão contribuir para os avanços tecnológicos da sociedade como um todo e isso tem contribuído muito para o meu aprimoramento profissional. Isso vai além, porque várias tecnologias novas são desenvolvidas e isso contribui muito para, no meu caso, a agricultura. Tem me auxiliado muito como profissional e como estudante”.

Todas as informações sobre o Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social estão disponíveis no edital de seleção, que pode ser acessado pelo endereço www.unicentro.br/propesp.