Universidades estaduais são protagonistas de ranking global de inovação e impacto social

As universidades estaduais do Paraná conquistaram várias posições de destaque no SCImago Institutions Rankings (SIR), classificação internacional que utiliza indicadores de desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social pela visibilidade na Internet. O ranking é realizado anualmente pelo SCImago Lab, uma consultoria especializada na geração de metodologias de avaliação de atividades de pesquisa em todo o mundo.

O SCImago Lab é ligado ao Conselho Nacional de Pesquisa da Espanha (CSIC, sigla para Consejo Superior de Investigaciones Científicas), considerado a terceira maior instituição pública de pesquisa científica e tecnológica da Europa. Além de universidades, o SIR avalia empresas, órgãos governamentais e organizações da sociedade civil relacionados ao desenvolvimento de pesquisas. Neste ano, foram analisadas mais de oito mil instituições de todos os continentes, sendo 151 universidades brasileiras.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) aumentou 64 posições na comparação entre 2021 e 2022. Esse desempenho representa uma variação positiva de 9%. No ranking global, a Unicentro ocupa a 518ª colocação. A instituição alcançou, aindam, as marcas de 40ª universidade brasileira em pesquisa, 36ª em inovação e 38ª em impacto social.

Segundo o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, os resultados obtidos pelas universidades estaduais paranaenses sinalizam a importância do trabalho que vem sendo desenvolvido por professores, pesquisadores e outros profissionais da educação superior, no âmbito da estrutura do Estado do Paraná, com impacto positivo na formação acadêmica e profissional dos estudantes. Assumimos um compromisso estratégico, no sentido de fortalecer as ações de ensino, pesquisa e inovação nas universidades estaduais do Paraná. A ideia é contribuir, cada vez mais, para o desenvolvimento sustentável, refletindo em melhoria contínua das condições de vida dos cidadãos paranaenses”, afirma o gestor.

Aldo Bona explica que o Paraná segue empenhado na geração de soluções inovadoras para melhorar a visibilidade científica e a gestão do conhecimento nas instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica. “Nesse contexto, um conjunto de ações governamentais inclui marcos político-institucionais, com foco na qualificação de pessoal e na estrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisas”, enfatiza o superintendente. Ele cita e destaca o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Lei Geral das Universidades.