Discussões do Congresso de Estudos Organizacionais de Controladoria focam no setor de negócios

O Congresso de Estudos Organizacionais de Controlaria (Ceoc) foi idealizado e concebido como forma de agregar os três cursos lotados no Setor de Sociais Aplicadas do Campus Irati – Administração, Ciências Contábeis e Turismo, abordando, de forma transversal, temas de interesse comum. Foi assim que se chegou à temática dos negócios como ponto comum. “Um espaço em que a gente possa mostrar nossas pesquisas, conversar sobre a área de Sociais Aplicadas, principalmente a área de negócios que é muito forte. Ele surge com essa proposta de unir os departamentos para que os professores saibam o que cada um está pesquisando, que a gente possa debater sobre assuntos transversais, sobre assuntos novos, sobre inovação, sobre o que a gente não consegue discutir, talvez, em sala de aula”, complementa o professor Diogo Lüders Fernandes, coordenador do evento.

Além de falar diretamente com estudantes e professores dos cursos ligados à área de Sociais Aplicadas, como explica o professor Diogo, o Ceoc também é uma das estratégias adotadas pelos docentes para verticalizar a produção do conhecimento. “Ele surge no intuito de fortalecer um programa de pós-graduação que nós estamos pleiteando junto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior)”.

Palestra de abertura abordou o empreendedorismo como fator de justiça social

O evento, que teve início nessa segunda-feira, 28, segue com atividades até amanhã. Toda a programação foi planejada para ser realizada de forma remota, com transmissão pelo canal da Unicentro no YouTube. Para a palestra de abertura, a coordenação do Ceoc convidou o professor Rodrigo Ferreira, que é coordenador dos Centros de Inteligência e Mercado e de Empreendedorismo da Strong Esags. “O empreendedorismo, para mim, é o caminho para a justiça social – distribuição de renda, fazer com que o dinheiro fique aqui. Hoje, eu vou falar para vocês, então, de empreendedorismo, de criatividade, e essa questão de como tudo se conecta com a justiça social, como é que o empreendedor pode ou deve trabalhar essa questão social”, esclareceu, logo no início da palestra, sobre a abordagem que utilizaria.

A programação conta, ainda, com minicursos que abordam temáticas mais técnicas e olhar direcionado para cada curso, e com sessões de apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. Um ponto central do evento desse ano é o lançamento do e-book “Universidade e sociedade por uma construção de cidadania”, organizado pelas professoras Poliana Fabiula Cardozo e Raquel Dorigan de Matos, ambas do Setor de Sociais Aplicadas, que terá distribuição gratuita. “Participando como conselheira no Setor de Sociais Aplicadas, eu comecei a perceber que a gente, no Setor, tinha muitos trabalhos de pesquisa, extensão e até de ensino de diferentes professores dos três departamentos que tratavam desse assunto da valorização, da cidadania, sobre diferentes vieses. Então, veio a ideia: organizarmos um livro com esses relatos, valorizando todo o esforço docente em busca da consolidação da universidade como algo imprescindível para qualquer sociedade que preze pela cidadania e também pela democracia”, conta Poliana.

E-book gratuito também foi lançado durante o evento

Essa integração entre os cursos do Setor de Sociais Aplicadas gerando diferentes frutos – como o evento e o livro – é ressaltada e exaltada pela diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias. “Quando a gente tem um evento do setor, isso fortalece o setor, demonstra esse link principalmente nas pesquisas de áreas afins, e isso é tão importante”, finaliza.