Brinquedoteca da Unicentro retoma atividades presenciais
Um espaço lúdico que integra práticas pedagógicas em educação infantil e oferece, desde 2012, atividades de desenvolvimento psicológico, socioemocional, psicomotor e cognitivo a crianças de quatro a sete anos. Essa é a Brinquedoteca da Unicentro, coordenada pelas professoras Sabrina Pla Sandini, Mariulce Leineker e Aliandra Mesomo.
O lugar, pontua a professora Aliandra, é vinculado ao Laboratório de Educação Infantil e ao Departamento de Pedagogia da Unicentro, sob a coordenação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil. “Se mostra como um espaço que vincula ensino, pesquisa e extensão, acolhe atividades dos alunos do curso de Pedagogia da Unicentro, atende a comunidade interna da universidade, filhos de funcionários e alunos, e também a comunidade externa – crianças da educação infantil da rede municipal de Guarapuava”, diz.
Os atendimentos presenciais da Brinquedoteca foram retomados e são realizados no período da tarde, das 13h30 às 16h30, nas segundas, quartas e quintas-feiras. A sala fica localizada no corredor central da Unicentro. De acordo com a professora Aliandra, os pais ou responsáveis que desejam atendimento para os filhos devem fazer o agendamento pelo telefone 42 3621-1496. Cada criança pode permanecer no local durante, no máximo, duas horas. “Esse agendamento”, explica Aliandra, “é importante, uma vez que a gente tem um espaço não muito grande e a gente consegue acolher, no máximo três crianças durante o tempo de permanência”.
Reforçando o convite para que pais e filhos conheçam o espaço, a professora Aliandra destaca que a Brinquedoteca foi toda reestruturada pensando no desenvolvimento e bem-estar das crianças. “No espaço, as crianças podem explorar livremente os brinquedos e materiais disponíveis, os contextos criados para que a brincadeira aconteça. Também há a interação com os estagiários da Brinquedoteca e do curso de Pedagogia com brincadeiras livres e direcionadas. Também podem ser promovidos jogos e brincadeiras no espaço externo da universidade. Temos um acervo bastante rico de possibilidades. Fica, então, o convite a toda comunidade universitária e também aos alunos de Pedagogia, uma vez que o Laboratório se configura como um ambiente de ensino e empréstimo de materiais”, finaliza.