Unicentro recebe inscrições para cursos ofertados pelo Programa Paraná Fala Francês

Quem estuda ou trabalha na Unicentro tem as portas abertas para o caminho da internacionalização. Uma das oportunidades é o Programa Paraná Fala Francês, que está com as inscrições abertas para o primeiro semestre de 2022. O PFF, ressalta a coordenadora institucional do programa, professora Denise Gabriel Witzel, é uma iniciativa da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, a Seti, e destinado a comunidade universitária. “Isso significa que podem se inscrever alunos, professores e agentes universitários”, complementa.

As vagas, de acordo com a professora Denise, são destinadas a iniciantes, a quem já fez cursos de francies pelo programa e, também, àqueles que já estão se encaminhando para o nível intermediário no idioma. Para cada turma são reservadas 20 vagas. “Vamos conseguir ofertar duas turmas presenciais – uma no campus Santa Cruz e outra no campus Cedeteg, em Guarapuava. A do campus Santa Cruz é destinada aos alunos que nunca estudaram francês. A turma do Cedeteg é para quem já tem os seis meses de estudo do francês, ou seja, é a continuação do básico. Também teremos uma turma que vai permanecer de forma remota, esses alunos são os que estão no nível pré-intermediário// são alunos que já fizeram, pelo menos, um ano de estudo da língua francesa”, detalha Denise.

Os interessados em participar do programa têm até o dia quatro de março para se inscreverem. Para isso, devem acessar a página do Paraná Fala Francês, no site da Unicentro, pelo endereço www.unicentro.br/paranafalafrances e seguir as orientações de inscrição. É importante lembrar que, no ato da inscrição, o candidato deve anexar um documento comprobatório de vínculo com a universidade. A oferta do curso é gratuita, com investimento apenas na aquisição do material didático pelo estudante.

A professora Denise ressalta que aprender uma língua estrangeira é sempre muito importante e, nesse sentido, o PFF é uma importante oportunidade. “Especificamente em relação ao francês, quero enfatizar que você pode se interessar a partir de uma ideia de que o mercado de trabalho abre as portas para quem domina uma segunda ou terceira língua, e amplia os horizontes para conhecer novas culturas, pessoas e possibilidades de mobilidade. A importância é enorme e vai ao encontro do objetivo maior do Paraná Fala Francês, que é direcionado fortemente à internacionalização da universidade”.