Programa propõe discussões sobre educação digital para professores das universidades estaduais

O Programa de Formação para Educação Digital (Proed) foi criado pela Universidade Virtual do Paraná (UVPR), reunindo os centros de tecnologia educacional das sete universidades estaduais, e faz parte da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Fundação Araucária. O objetivo da ação é possibilitar discussões com os professores das universidades a respeito de temas relacionados ao letramento digital, tais como: educação híbrida, tecnologias digitais de informação e comunicação, design educacional, competências digitais, entre outros assuntos que fazem parte das discussões mais atualizadas a respeito da transformação digital em curso no país e no mundo.

Para isso, o programa contará com uma série de módulos on-line e cada etapa terá o conteúdo desenvolvido por uma das universidade estaduais, por meio dos núcleos integrantes da UVPR. Em cada curso, serão 700 vagas gratuitas, 100 para cada IES. O curso inicial tem o tema “Princípios e pressupostos da Educação Digital”, e será ofertado, no primeiro semestre de 2022, pela Unespar em ambiente virtual de aprendizagem. Em destaque neste módulo inicial estarão reflexões a respeito dos pressupostos da Educação Digital em Rede, apresentando conceitos, características, desafios e potencialidadesmetodológicas.

As inscrições ficam abertas até o dia 25 de fevereiro de 2022 por meio do link uvpr.pr.gov.br/proed e a formação ocorrerá entre os meses de março e abril, com carga-horária de 90 horas e certificação.