Últimos dias de inscrição para o Vestibular 2022 Unicentro

Os estudantes interessados em participar do Vestibular 2022 da Unicentro têm só até domingo, 30, para se inscrever e garantir a participação no processo seletivo marcado para o dia 13 de março. A universidade, nesse ano, está ofertando, ao todo, 1.254 vagas em 40 cursos lotados nos nossos três campi universitários – o Santa Cruz e o Cedeteg, em Guarapuava, e o de Irati – e, ainda, nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis. As inscrições devem ser feitas pelo site do Vestibular – www3.unicentro.br/vestibular – e o valor da taxa de inscrição é de 150 reais.

Durante a inscrição, realizada apenas de forma online, o candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde quer fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso. Além disso, é preciso que o candidato defina também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol. Vale lembrar que, a partir desse processo seletivo, as provas deixam de ocorrer em dois dias e passam a ser concentradas numa única data, com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala. “O Vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos. Mantemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina”, complementa Maria Aparecida Mores, coordenadora de Processos Seletivos da universidade.

Todos os candidatos inscritos, independente do curso a que concorrerem a uma vaga, farão a Redação, e responderão as 10 questões de Língua Portuguesa e Literatura, e as cinco perguntas de Língua Estrangeira. Já as demais matérias que integrarão o processo seletivo – Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia – são definidas a partir do grupo a que pertence o curso em que o estudante concorre a uma vaga. Cada grupo é comporto por cinco disciplinas e cada uma delas é conta com nove questões objetivas.

Outra mudança para o Vestibular 2022 diz respeito a lista de obras recomendadas para a prova de Literatura. “A cada dois anos, nós fazemos essa atualização, é uma forma de motivar o estudante para a leitura”, explica Maria. Nos processos seletivos de 2022 e 2023, então, as obras literárias que serão exploradas são: Inocência, de Visconde de Taunay; A hora da estrela, de Clarice Lispector; Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles; Sagarana, de Guimarães Rosa; Conédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo; Dois em um, de Alice Ruiz; Rosa que está, de Luci Colin; Torto arado, de Itamar Vieira Júnior; Sagrada Esperança, de Agostinho Neto; e O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.