Abertas as inscrições para a Universidade Aberta a Terceira Idade

A Unati, que é a Universidade Aberta à Terceira Idade, está com as matrículas abertas para as atividades deste ano. O projeto de extensão, como explica a coordenadora, Maria Regina Vargas, há mais de duas décadas, recebe na universidade as pessoas idosas. “Atendemos pessoas a partir de 55 anos de idade, com vistas a contribuir com a boa qualidade de vidas das pessoas que estão envelhecendo. Temos uma história, ao longo dessas duas décadas, de muita contribuição para a causa do envelhecimento. Muitas pesquisas, entretenimento e conhecimento agregado aos participantes e aos pesquisadores”, avalia.

As matrículas para as atividades deste ano podem ser feitas presencialmente na universidade ou de forma on-line. “Quem pode participar são as pessoas acima de 55 anos de idade e não existe nenhum pré-requisito de escolaridade – basta querer se integrar ao nosso grupo e ter momentos de muita interação social, aprendizados e viagens”, detalha Maria Regina.

As atividades oferecidas são pensadas para promover o desenvolvimento físico e mental dos participantes. Entre as opções estão as aulas de pilates, hidroginástica, informática, canto e técnica vocal, espanhol, francês, inglês, yoga, esportes de quadra e tabuleiro, e dança. “Temos também um espaço virtual, durante a semana, para um bate-papo entre os unatianos e, nesse momento, convidamos também profissionais das várias áreas do conhecimento, que venham esclarecer algumas situações, por exemplo, sobre a Covid – cuidados, prevenção e tratamento. Nesse espaço, que chamamos de ‘Prosa dos Unatianos’, também temos a oportunidade de projetos da universidade que venham se engajar conosco”, diz.

A taxa de matrícula é R$ 65,00 reais. Para aqueles que já participam das atividades, o valor da rematrícula é de R$ 60,00 reais. A mensalidade, detalha a professora Maria Regina, é de R$ 44,00 reais. “A pessoa que se inscreve pode fazer todas as atividades, da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira, desde que ela goste e tenha disponibilidade de tempo, ou pode escolher aquelas com as quais tenha mais afinidade. O nosso aconselhamento é que escolham, no mínimo, uma atividade física e uma atividade de conhecimento, uma atividade intelectual”.

O início das atividades da Unati está previsto para o mês de fevereiro. Até lá é possível fazer a inscrição mediante agendamento, que pode ser feito pelo telefone (42) 3621-1300, das 8h às 11h, das 13h às 17h, e das 18h às 20h. A professora Maria Regina reforça o convite para que as pessoas acima de 55 anos conheçam as atividades da Unati. “Sobretudo no envelhecimento, estarmos junto com pessoas da mesma fase etária e também com a juventude, é extremamente importante porque trocamos experiências e mantemos a qualidade de vida, tanto na questão física quanto emocional”, finaliza.