Unicentro reinaugura Museu de Geociências do campus de Irati

O Museu de Geociências da Unicentro, no campus de Irati, estará de portas abertas já a partir do início de 2022. O espaço, que estava com a estrutura comprometida pelo ataque de cupins, foi revitalizado e, em breve, poderá receber os visitantes. “O objetivo do museu sempre foi atender ao público. O museu não serve de nada se tiver o acervo fechado e sem o acesso de ninguém. Hoje, me sinto realizada e feliz porque esse espaço voltou, maravilhoso do jeito que está e vai ganhar vida de novo com os visitantes”, disse a coordenadora administrativa do espaço, Ana Maria Charnei.

A edificação segue os moldes da arquitetura de madeira do Paraná e foi doada e transferida para o bosque do campus Irati a pedido da comunidade, dado o estado de abandono em que a casa se encontrava. O espaço foi cedido ao Museu de Geociências em 1998 e, a partir de então, passou a abrigar exposições periodicamente e receber visitantes de todas as idades – desde crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil, até estudantes de ensino superior que, além de visitar, têm no Museu um rico local de estudos.

Atualmente, o Museu conta com um acervo de aproximadamente quatro mil peças, que estão em processo de catalogação. Para cerimônia de reinauguração foi montada uma exposição com artefatos de todas as coleções. Os itens são originários, principalmente, da região centro-sul do Paraná, no entorno da universidade, o que faz do acervo um patrimônio histórico e cultural da sociedade local. “Reúne animais empalhados, a coleção de invertebrados marinhos, que são muitos. A parte de paleontologia, que temos fósseis inclusive coletados aqui no campus, e rochas”, pontua Ana Maria.

A reconstrução do local era uma solicitação antiga. O trabalho de revitalização englobou desde a fundação até o madeiramento do telhado, com recursos próprios da universidade e mão de obra da equipe do campus. “Nós reaproveitamos muita coisa, as janelas são as mesmas da época da construção, a varanda é a mesma, com a ideia de ser o mais fiel possível à casa original”, conta o chefe da Divisão de Planejamento de Irati, Paulo Cândido da Silva.

A entrega da restauração do nosso Museu de Geociências, aqui de Irati, era uma demanda da comunidade e vai poder receber nossos estudantes de ensinos médio e fundamental, porque aqui é um local onde poderão visitar, fazer suas pesquisas, conhecer o ambiente universitário. É um espaço que vai trazer muitos visitantes e, quem sabe, futuros estudantes aqui para a Unicentro, em Irati. Foi uma união de forças que resultou nesse belo trabalho, que vai ser um cartão de visitas para a nossa universidade”, disse o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes. “Ter o Museu reconstruído representa superação porque esse espaço aqui foi um sonho. É uma vitória de toda a equipe que trabalhou com afinco. Quando uma equipe tem vontade, é possível fazer muito”, acrescenta a diretora do campus Irati, professora Andrea Nogueira Dias.

Museu será aberto ao público em março de 2022 (Foto: Coorc)

A diretora ainda destaca que o local será um importante ponto de interação para os visitantes e de divulgação da universidade. “Esse espaço é, inicialmente, para a nossa comunidade acadêmica de todos os cursos – alunos, professores e agentes. É um espaço lúdico, para que as pessoas visitem e saiam da rotina e, especialmente, também, para a comunidade do entorno e da região de Irati. No início do próximo ano já estaremos com o espaço montado e aberto ao público, para que os estudantes, chegando na Unicentro, já o conheçam o espaço e, à medida que as escolas começarem as atividades, já agendaremos as visitas”, diz.

O Museu sempre funcionou como uma atividade extensionista, possibilitando a realização de diversas atividades em parceria com escolas de Irati e de municípios da região. O diretor do Colégio Estadual Trajano Grácia, Carlos Gutervil, acompanhou a cerimônia de reinauguração e destaca a importância do local enquanto ambiente de estudos. “É um ganho para toda a comunidade e para os colégios, específico para o nosso que é vizinho e parceiro da Unicentro em vários projetos. É fundamental no trabalho diário com os alunos, no aprendizado deles junto com os professores e, principalmente, para a questão de fortalecimento das parcerias. Vai trazer muitos benefícios para a comunidade e para os alunos”, afirma.