Alunos de Educação Física passam por treinamento de atenção imediata em emergências

Alunos de Educação Física passam por treinamento de atenção imediata em emergências

Os departamentos pedagógicos da Unicentro estão sempre buscando formas de promover ações conjuntas em prol da comunidade interna e externa. Uma dessas parcerias é a estabelecida entre os departamentos de Medicina e de Educação Física que, no último mês, se reuniram para promover o treinamento “Suporte Básico de Vida”. A capacitação contou com a participação dos profissionais e estagiários que prestam atendimento a população na Clínica e Academia Escola de Educação Física (Caeef) da Unicentro, além dos alunos de medicina que integram a Liga Acadêmica de Clínica Médica da universidade, e teve como objetivo atualizar os profissionais em relação aos procedimentos de atenção imediata em emergências, já que muitos dos pacientes atendidos na Clínica apresentam fatores de risco.   

Nós temos que, anualmente, atender também algum planejamento das atividades de atuação e capacitação dos profissionais que atendem pacientes na Caeef. Então, a importância de proporcionar atualização, nesse caso, é preparar e qualificar nossos profissionais, nossos alunos que atendem os pacientes na Caeef para qualquer emergência que possa surgir e esteja relacionada à ressuscitação cardiopulmonar”, explica o chefe do Departamento de Educação Física e diretor da Academia Escola, professor Marcos Queiroga, sobre a importância da capacitação dos profissionais.

Treinamento vai ajudar na rotina de atendimentos na Clínica e Academia Escola de Educação Física

A estudante do primeiro ano de Educação Física Amanda Aparecida Ledur destaca a relevância do treinamento que recebeu e como se sente preparada para eventuais casos que dependam desse tipo de atendimento emergencial. “Eu achei muito importante, tanto na questão de agregar para mim como profissional, mas também como pessoa, porque como a gente atende pessoas na clínica que tem mais riscos, eu sei que estou mais preparada para atender se acontece alguma coisa, como também no dia-a-dia”. 

O professor do Departamento de Medicina Abrão José Melhem Junior, que ministrou o curso de capacitação, ressalta que, hoje, as doenças cardiovasculares representam um dos principais fatores de mortes no Brasil e que treinamentos básicos como esse podem salvar vidas. “Nós fizemos um treinamento de suporte básico de vida, para os profissionais que prestam atendimentos na Clínica para que, caso haja uma eventualidade com algumas dessas pessoas praticando exercícios, eles saibam se portar num momento decisivo. Mas isso também serve para a vida geral de cada profissional, qualquer um de nós, cidadão,  pode se deparar com uma parada cardiorrespiratória, em qualquer lugar e aqueles que têm o treinamento sabem se portar até a chegada do Samu, por exemplo. Então, a importância disso é que 300 mil vidas se perdem, por ano ,no Brasil devido às doenças cardiovasculares e muitas dessas vidas podem ter um prolongamento e até com boa resposta, após serem ressuscitadas”.   

Para Vinícius de Aguiar Bellon, aluno do segundo ano de Medicina que participou na orientação do curso de capacitação, essa também foi uma oportunidade de demonstrar o que vem aprendendo ao longo do curso. “Auxiliar nesse treinamento foi muito bom para minha formação, porque eu pude ver que tem muita gente interessada e está apta a ajudar numa situação de parada cardiorrespiratória. Ainda mais tendo que ajudar nesse treinamento também fez eu relembrar muita coisa, treinar novamente e não tem nada melhor do que sempre estar atualizado”, finaliza.

Deixe um comentário