Responsabilidade Social é tema de live nessa quinta (09)

O Departamento de Administração do Campus Irati, em conjunto com o Setor de Ciências Sociais Aplicadas, está promovendo uma live que tem como tema a Responsabilidade Social. A atividade online será na próxima quinta-feira, nove de dezembro, a partir das 19 horas, com transmissão pelo YouTube. “A live de Responsabilidade Social é a terceira realizada em tempos de atividades remotas em virtude da pandemia. Objetivando aprofundar as questões atuais dentro da responsabilidade social, é de extrema importância à formação crítica dos discentes dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas. Consistem em oportunidades de discussão e conscientização da comunidade acadêmica, tanto estudantes quanto professores, de temas atuais e relevantes que nem sempre são contemplados na grade curricular do curso, em função das atuais mudanças contextuais da sociedade. Quando contemplados, permitem a atualização dos conteúdos, diante da confrontação do saber teórico com o prático por meio da participação de todos os envolvidos”, contextualiza a organizadora desta edição do evento, professora Dayana Carla de Macedo.

O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de debate acerca dos principais desafios empresariais atuais e futuros em torno da Responsabilidade Social. Para isso, a organização do evento convidou três palestrantes. “São empresas robustas, com relevância nacional, com experiências práticas em responsabilidade social, sendo muito relevante a participação dessas com suas visões, percepções e contribuições para gerarmos discussão e reflexão acerca da temática entre nossos acadêmicos”, completa Dayana.

Um dos convidados é o Alessandro Moraes, diretor da Softfocus Sistemas – empresa que atende, principalmente, instituições financeiras, como cooperativas de crédito, através da entrega de soluções direcionadas para este segmento de negócio. Ele comenta que, com sua participação na live da Unicentro, o intuito é fazer algumas provocações sobre o posicionamento das empresas em relação à Responsabilidade Social. “A gente sabe que tem alunos que já atuam no mercado de trabalho e, por isso, que eles possam, a partir desse tipo de evento, se tornar mais questionadores sobre o quanto as empresas em que atuam estão realmente preocupadas com o impacto que estão causando na sociedade onde estão inseridas”.

A Débora Rocha, do Sistema B Brasil, também foi chamada pela organização da live de Responsabilidade Social para conversar com os alunos de Sociais Aplicadas sobre o assunto. No âmbito do Sistema B Brasil, ela é gestora do Programa de Multipladores B, que busca a construção de um sistema econômico mais inclusivo e regenerativo para as pessoas e para o planeta. Para Débora, a responsabilidade das empresas vai muito além da questão social, devendo expandir-se, também, para a questão ambiental. “Diante dos desafios que estamos vivendo atualmente, e a pandemia do coronavírus evidenciou toda a desigualdade social que a gente está vivendo no planeta e todos os efeitos da injustiça ambiental também, estar com os alunos e alunas e poder trazer essa lente socioambiental da responsabilidade que as empresas têm, que vai além da questão social, mas é preciso pensar o planeta integrado no negócio e não apenas como um recurso que a gente extrai para poder fazer os negócios, mas pensar que sem planeta a gente não existe”, diz.

A coordenadora de Responsabilidade Social da Renault no Brasil, Graziela Araújo Pontes, que também vai participar da live da Unicentro, acredita que compartilhar experiências sobre o assunto incentiva os estudantes de Sociais Aplicadas da Unicentro e transformarem as realidades a partir de sua atuação no mercado de trabalho. “Eu sempre falo que a responsabilidade social é de todos e um evento como este fomenta essas responsabilidades e convida os alunos a embarcarem nesta jornada pela transformação social. Conhecimento gera interesse que gera transformação”, avalia Graziela.

As inscrições para a live de Responsabilidade Social podem ser feitas pelo site de eventos da Unicentro.