Unicentro arrecada frascos de vidro para o Banco de Leite Humano de Guarapuava

Unicentro arrecada frascos de vidro para o Banco de Leite Humano de Guarapuava

A Unicentro está sempre procurando formas de contribuir e auxiliar projetos que beneficiem a comunidade na qual está inserida. Uma dessas maneiras é  através dos projetos de extensão nas diversas áreas de ensino da universidade. Seguindo essa premissa é que o projeto de extensão Numame, que é o Núcleo de Estudos, Promoção e Proteção do Aleitamento Materno, desenvolvido na unidade escola de enfermagem do campus Cedeteg, lançou a campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano.

A coordenadora do projeto e docente do departamento de Enfermagem da Unicentro, Isabella Schroeder Abreu, explica que o Numame tem como um dos objetivos promover a educação em saúde sobre a prática do aleitamento materno e também sobre  a doação do leite humano com profissionais da área da saúde e da comunidade. Além de realizar a coleta de leite humano como uma unidade parceira do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, no município de Guarapuava, de realizar acompanhamentos e orientações sobre o aleitamento materno para mulheres em processo de amamentação. Também tem como objetivo realizar e divulgar campanhas sobre a doação do leite materno, banco de leite humano, inserindo também os alunos de graduação do curso de Enfermagem e demais cursos da área da saúde no projeto”. 

Isabella destaca que a campanha de doações de vidros se dá pela alta demanda dos frascos para o armazenamento do leite humano. Ela explica que após o recolhimento, os vidros serão esterilizados para que esse leite possa ser pasteurizado e oferecido para bebês, principalmente os nascidos prematuros.“O objetivo é a gente adquirir os vidros para doação do leite, porque a demanda, muitas vezes, de leite ela é grande e não se tem o número de frascos necessários. Então, essa campanha visa diminuir a diminuição da quantidade dessas embalagens, que são embalagens essenciais para o trabalho do banco de leite onde é coletado o leite dessas mães, dessas mulheres doadoras”, diz.  

Uma das coordenadoras do Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo, Roberta Rossa, parceira do projeto nas arrecadações, ressalta a importância das doações e explica que a preferência se dá por vidros médios com tampas de plástico, isso porque cabem mais facilmente nos congeladores das mães doadoras. Frascos de vidro com tampa de plástico são a forma mais adequada para se armazenar o leite materno. Estes são resistentes às variações de temperatura. Então, eles podem ser fervidos ou levados ao congelador. Recomenda-se que a doação seja feita daqueles vidros que tem uma ‘boca larga’ e com tampa de plástico, mas também nós aceitamos doações dos vidros de conserva, como de pepino, palmito, que posteriormente são compradas tampas. Então, a gente consegue receber as doações desses frascos também”, explica.  

Além disso, a enfermeira enfatiza, ainda, a importância da parceria entre a Unicentro e o Banco de leite, já que essa é uma forma de ampliar as formas como as mães em período de amamentação podem conhecer e doar o leite materno. A parceria entre a Unicentro e o Banco de Leite Humano garante uma maior amplitude nas ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Isso vai trazer inúmeros benefícios tanto para a população em geral, principalmente as mães e os bebês, mas também para os acadêmicos”. 

O caráter pedagógico do projeto também foi salientado pela professora Isabella, que destaca que qualquer pessoa pode doar os vidros e participar da campanha que garantirá o armazenamento correto do alimento de recém nascidos e bebês que necessitem do leite humano nas UTIs neonatais.  “Essa diminuição da doação dos fracos atrapalha o processo de coleta e também a manutenção do produto dentro do Banco de Leite Humano para que ele seja entregue nas UTIs neonatais. Sem os frascos não tem como armazenar o leite doado. Então, é muito importante. Para colaborar com a doação dos frascos, com a nutrição desses bebês não é preciso ser mulher e nem estar amamentando, qualquer pessoa pode contribuir tornando-se doador de frascos de vidro e participando dessa campanha”, discorre Isabella.     

A campanha de arrecadação de vidros para coleta de leite humano segue por tempo indeterminado. Para doar, basta o interessado se dirigir a um dos pontos de arrecadação distribuídos na direção do Campus Cedeteg e no Núcleo de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASF), da Vila Carli. Após a doação, os frascos serão recolhidos e enviados ao Banco de Leite Humano do Hospital São Vicente de Paulo.

Deixe um comentário