Live chama a atenção para a saúde do homem neste Novembro Azul

Live chama a atenção para a saúde do homem neste Novembro Azul

Os cuidados com a saúde do homem e o alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata são os motes centrais do Novembro Azul, realizado mundialmente todos os anos. Na Unicentro, uma das ações em alusão à campanha foi a live “Saúde do homem e novembro azul”, promovida pela Coorae, que é a Coordenadoria de Apoio ao Estuante, e pelo PAS, que é o Programa de Assistência à Saúde.

O Novembro Azul”, explica o médico Jean Ricardo Nicareta, que é coordenador do PAS, “é importante para chamar a atenção da saúde do homem – não só sobre o câncer de próstata, mas a saúde do homem como uma forma geral, prevenção de todas as doenças. Então, quem é mãe, quem é filha, se puder, no mês de novembro lembrar, conscientizar os homens do seu entorno, da sua família, sobre a proteção, avaliação cardíaca, avaliação imunológica, avaliação digestiva”. 

A live contou com a participação do médico urologista Marcelo de Campos Lima que, durante sua apresentação, comentou sobre algumas barreiras socioculturais que afastam os homens do exame preventivo do câncer de próstata, como os estereótipos de gênero. “Os homens, mais do que as mulheres, pensam que não ficam doentes por ter esse papel de provedor e cuidador do lar e, também, pela situação do medo de descobrir doenças. Então, ‘eu nem vou, porque vai que eles acham uma doença em mim’. Parece uma coisa inusitada mas é bem comum. A gente vê bastante isso nos atendimentos”, conta.

O urologista salientou, ainda, a importância de ter hábitos saudáveis no cotidiano e de realizar exames regularmente para um maior sucesso no diagnóstico precoce e cura da doença. “O diagnóstico precoce é o que oferece a chance dos melhores tratamentos e os melhores resultados, com a cura. Não estou falando melhorar para durar um ano, três anos. Cura é você curar, voltar a sua vida produtiva como tem que ser”.

Deixe um comentário