Unicentro estreita parceria com Universidade de Bolonha

Unicentro estreita parceria com Universidade de Bolonha

A Unicentro recebeu a visita do professor Adamo Domenico Rombolà, da Universidade de Bolonha, da Itália. O docente, que esteve em Curitiba para participar do IV Simpósio Paranaense de Fruticultura, aproveitou a visita ao sul do Brasil para conhecer os projetos e as ações na área da agroecologia desenvolvidos pelo Departamento de Agronomia e pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unicentro.

O professor Renato Botelho destaca que essa foi uma oportunidade de estreitar laços, já que a Unicentro e a Universidade de Bolonha já possuem um convênio que será renovado ainda este ano. “Nós temos uma parceria em várias pesquisas, recebendo alunos italianos na Unicentro, assim como também levando alguns alunos para lá, que fizeram o doutorado sanduíche e permaneceram um período com o professor Adamo. Ele tem contribuído também como nosso Programa de Pós-Graduação em Agronomia como professor visitante”.

Para o professor Renato, que acompanhou o professor Adamo durante toda a estadia na Unicentro, o encontro reafirmou o compromisso da universidade com temas relevantes e cada vez mais discutidos no cenário nacional e internacional, como é o caso da agroecologia. “Tanto nosso curso de Agronomia, quanto nossa pós-graduação em Agronomia têm um importante vínculo com a agroecologia. Então, nós pensamos que é uma visão que, a cada tempo que passa, vai se tornando cada vez mais importante nas questões das mudanças climáticas, a escassez de recursos, a necessidade de redução do uso de energia, a necessidade do uso de insumos externos para a produção agrícola. Enfim, é um caminho praticamente sem volta que mais e mais nosso alunos, nossos docentes vão ter que caminhar para esse lado”, avalia.

Agenda em Guarapuava contou com reuniões e visitas técnicas

Outro assunto discutido durante a visita foi o projeto, ainda em fase preliminar, de implantação de um programa de pós-graduação em Agroecologia Internacional, que contará com a participação de várias universidades do Brasil, da Itália e de outros países como Chile, Sérvia, Hungria, Espanha e Portugal, como explica o professor Adamo Rombolà. “Apreciei muito o conhecimento científico e a organização da Unicentro, as belezas da paisagem, a biodiversidade, as fazendas locais, incluindo uma vinícola. Queremos desenvolver a cooperação, aprovando um acordo de colaboração científica entre a Universidade de Bolonha e a Unicentro, com foco em agroecologia, em biodiversidade, em saúde e cidadania ativa, trabalhando juntos para estabelecer um mestrado internacional e colaborar com o doutorado”. 

Além da visita ao departamento de Agronomia, o professor Adamo também ministrou uma palestra, em que expôs alguns dos resultados de suas pesquisas. A agenda contou, ainda, com um encontro entre o docente e o reitorda Unicentro, professor Fabio Hernandes, e com conversas com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da universidade, professor Marcos Faria. “A pesquisa hoje não se faz de forma isolada, em qualquer área do conhecimento, não é no laboratório isolado, numa universidade isolada que a pesquisa desenvolve seu maior potencial. Então, para que  a gente tenha esse fortalecimento dos grupos de pesquisa e, hoje a pesquisa exige uma abordagem interdisciplinar e mais transversal, em que o avanço do conhecimento é muito rápido atualmente em termos do mundo inteiro, exige essa coparticipação. Então, isso vai de encontro com as tendências sinalizadas pelas próprias agências de fomento de que os grupos de pesquisa precisam interagir tanto no Brasil, quanto no caráter de inserção internacional”, salienta o pró-reitor sobre a importância da cooperação entre as universidades, visando a consolidação do processo de internacionalização da instituição. 

Deixe um comentário