Desordens discursivas provocadas pela pandemia são discutidas em evento na Unicentro

Desordens discursivas provocadas pela pandemia são discutidas em evento na Unicentro

O 2. Simpósio de Estudos do Discurso da Unicentro, o Sieduni, teve como tema “A (des)ordem do discurso em tempos de pandemia”. Segundo a coordenadora do Laboratório de Estudos do Discurso da Unicentro, professora Denise Witzel, as pesquisas apresentadas durante os três dias do evento abordaram temáticas como corpo, discurso, gênero, interseccionalidade, resistência, pandemia e fake news. Assuntos que incentivaram o debate entre os participantes que, assim, puderam entender melhor as produções discursivas da contemporaneidade.

Uma das atrações do Sieduni foi o lançamento do documentário “A virgem juramentada”. O filme é uma adaptação midiática da dissertação de Isidora Popović, desenvolvida e defendida no Mestrado em Letras da Unicentro. “A professora Denise sempre quis fazer um lançamento especial desse filme. Quando ela resolveu organizar o 2. Sieduni na própria Unicentro, ela me deu a chance de eu fazer uma apresentação oficial deste filme nessa instituição”, conta a egressa da Unicentro. Outra atividade do 2. Simpósio de Estudos do Discurso da Unicentro foi a palestra da professora Lucília Sousa Romão, da USP de Ribeirão Preto. A pesquisadora abordou a interrelação entre corpo, discurso e linguagem.

Valeu muito a pena todo evento. Nós tivemos três dias intensos. Se nós propusemos um tema guarda-chuva para pensar nas desordens discursivas em tempos de pandemia, eu acho que não poderia ser melhor do que o que nós obtivemos nesse momento”, avalia a coordenadora do Sieduni, professora Denise.

Deixe um comentário